Nossa música:  HTML5 MediaElement

notícias

  • 06
  • out/2016

Aldeia Sesc Seridó promove espetáculos cênicos em Currais Novos

Clique na imagem para ampliar.
Em outubro, as diferentes expressões artísticas são destaque na Aldeia Sesc Seridó, projeto promovido pelo Sistema Fecomércio, com realização Sesc, que chega ao oitavo ano com a proposta de fomento artístico, através do intercâmbio de ideias entre artistas regionais e de outros estados.
Nesta primeira fase da Aldeia o destaque será para as artes cênicas, com apresentações de grupos locais e nacionais. Na quarta-feira (12/10), a programação da Aldeia chega a Currais Novos com a apresentação da peça “A carroça é nossa” do grupo Xama (MA), às 17h, na Praça Cristo Rei. Na quinta (13) teremos o espetáculo Jacy, 20h, e P’S da Cia. Trapiá de Caicó, ambos no Espaço Avoante. Toda a programação da Aldeia é gratuita e pode ser consultada no www.sescrn.com.br
Sobre os espetáculos
A Carroça é Nossa (Grupo Xama Teatro/MA)
Um dia pedoca teve um sonho. Ele viu a si mesmo montado em uma carroça mágica, cantando, tocando sanfona e sendo feliz. Quando acordou, encontrou uma carroça igualzinha à do sonho, mas não o burro para puxá-la. Resolveu então, sair pelo mundo afora à procura de um animal que pudesse conduzir sua carroça mágica. Nessa busca encontrou Toinha, que sonhava com um amor verdadeiro; Joaninha, que buscava por proteção e Cecé, que queria encontrar sua família. Durante a jornada, os quatro companheiros relembram seus versos, histórias e canções e percebem que seus destinos não se cruzam à toa.
Jacy (Grupo Carmim/RN)
O espetáculo revela o processo de uma investigação artística a partir de uma frasqueira encontrada no lixo, contendo vestígios de vida de uma senhora de 90 ano. A peça de teatro documental convida a plateia para acompanhar a trajetória real de uma mulher que atravessou a Segunda Guerra Mundial e a ditadura militar no Brasil, esteve no centro de um importante conflito político no Rio Grande do Norte, viveu um amor estrangeiro e terminou seus dias sozinha em Natal. De caráter tragicômico, revela fatos sobre o abandono dos idosos, a política e o crescimento desenfreado das cidades.
P’S (Cia. Trapiá de Caicó)
Texto de Gregory Haertel e inspirado em uma obra na qual Michel Foucault descreve e analisa um caso real de parricídio acontecido na primeira metade do século XIX. O espetáculo traz para uma vila do sertão nordestino a história de P, jovem que assassina brutalmente alguns familiares seus. Focando nas intensas contradições do personagem e passando por momentos que vão desde a sua infância até o seu suicídio, o espetáculo procura trazer à tona o homem além do seu ato, não com o intuito de explicá-lo e, consequentemente, diminuí-lo, mas com a vontade única de nos aproximar dele e, com isto, talvez também nos aproximar de nós mesmos. P’S coloca em discussão a memória, a psiquiatria, a justiça e o amor desmedido.
Aldeia Sesc Seridó
O projeto chega ao 8º ano com uma programação que contempla as diferentes modalidades artística, como as artes cênicas, literatura, música, artes visuais e cinema, recebendo espetáculos provenientes do projeto Palco Giratório.
A diversificada programação contempla as mais distintas manifestações culturais, fomentando-as e favorecendo o estímulo ao pensamento crítico, troca de experiências e intercâmbio de ideias entre os artistas locais, regionais e de outros estados.
Serviço:
  • O quê? Aldeia Sesc Seridó Currais Novos
  • Quando? 12 a 14/10
  • Onde?
  • 12/10. A carroça é nossa (livre). Praça Cristo Rei
  • 13/10. Jacy (12 anos). Espaço Avoante
  • 14/10. P’S (14 anos) .Espaço Avoante
  • Acesso gratuito
  • Programação completa no www.sescrn.com.br