Nossa música:  HTML5 MediaElement

notícias

  • 07
  • out/2016

Zona Norte de Natal ganha nova unidade do Sesc

Com investimento superior a R$ 8 milhões, Sistema Fecomércio RN inaugura estrutura mais moderna, com novas atividades e serviços para comerciários e usuários.

Clique na imagem para ampliar.
A partir de outubro a população da Zona Norte de Natal irá desfrutar de uma nova e moderna estrutura do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN). Em uma solenidade para convidados, que acontecerá no dia 14 de outubro, a partir das 19h30, o Sistema Fecomércio RN inaugura o novo Sesc Zona Norte, que agora contará, entre outras coisas, com uma escola mais moderna, ginásio poliesportivo, lanchonete, campo de futebol e piscinas adulto e infantil.
No domingo, 16, a partir das 8h30, a unidade será aberta à comunidade, com o seu primeiro “domingo de lazer” especial de abertura. Neste dia, piscinas, campo de futebol e lanchonete estarão funcionando até às 12h30. Também haverá contação de histórias, aulões e o show d’As Nordestinas, entre 10h e 12h30.
Com investimento superior a R$ 8 milhões, a estrutura quase triplicou de tamanho – passou de 1.025 m² para mais de 2.800 m² - e oferecerá maior conforto na prestação dos serviços de educação, saúde, cultura e lazer para a comunidade da Zona Norte da capital. As obras começaram em junho de 2015 e contemplaram a reforma e ampliação do prédio localizado na rua Paranduva, no conjunto Santa Catarina, como também novos mobiliários e equipamentos.
“Na realidade, nós devíamos esta unidade, maior e mais completa, à Zona Norte de Natal, uma parte da cidade onde estão muitos dos comerciários natalenses e onde apenas mantínhamos um Sesc Ler. Na nova unidade Sesc Zona Norte, como passamos a chamá-la, teremos condições de oferecer uma gama maior de serviços e atividades. Com isso, comerciários e usuários passarão a contar com um espaço para lazer, prática de esportes e acesso a atividades culturais, entre outras coisas. Tudo isso em uma estrutura totalmente renovada, moderna e com muito conforto”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Atendendo às normas de acessibilidade, a obra contemplou a melhoria e modernização da estrutura que já havia no local, onde antes funcionava o Sesc Ler, com ampliação da cozinha e da biblioteca, por exemplo, além da climatização. Foram construídas salas de informática, sala multiuso, e áreas para preparo e lavagem de alimentos. Foi construído, ainda, um novo bloco, com vestiários e uma lanchonete, com um anexo que abrigará o setor administrativo e a Central de Atendimento.
Para a prática de esportes, foram construídas duas piscinas semiolímpicas (infantil e adulto) e duas áreas de apoio, sendo uma com chuveiros e depósitos. A unidade também ganhou um campo de futebol, com arquibancadas e uma quadra poliesportiva coberta. Também foi instalada uma nova entrada, nova guarita e disponibilizadas mais vagas de estacionamento.
A ideia é que, além das atividades sistemáticas da unidade (reforço escolar, Educação de Jovens e Adultos, ballet, dança, exposições, ginástica e karatê), ela também passe a funcionar como um espaço de lazer, abrindo aos domingos para a comunidade, das 8h às 13h.
“A Zona Norte é a maior região de Natal e precisava de um espaço que oferecesse opções de cultura e lazer para a população. O Sesc veio preencher essa lacuna, ampliando sua estrutura para oferecer atividades à toda a comunidade”, declara a diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral.
A construção do Novo Sesc Zona Norte foi concebida com o conceito alinhado à sustentabilidade. Por isso a unidade ganhou estação de tratamento de esgoto e um sistema de reuso pluvial, onde a água da chuva será utilizada para irrigação da área verde e do campo de futebol, por exemplo.
Sesc atua na Zona Norte há 20 anos
A unidade Sesc Zona Norte teve suas atividades iniciais na Paróquia Santa Maria Mãe, com um projeto intitulado “Projeto Presença”, que foi realizado de 1º de agosto de 1996 a 28 de junho de 2002 e englobava atividades como ballet, dança, ginástica, grupo da terceira idade, cursos de artesanato, palestras, feira de livros e exposições.
Já a unidade Sesc Zona Norte foi fundada em 8 de dezembro de 2000, em um terreno doado pela prefeitura de Natal. A doação do terreno foi referendada por um plebiscito popular, no qual mais de 90% dos votantes foram a favor da construção da unidade.
Já com sua sede própria, o Sesc iniciou com o curso de alfabetização de Jovens e Adultos (2000). Em 2002, além da alfabetização, foi iniciado o Projeto Habilidades de Estudo (PHE) – reforço escolar. Neste período, a unidade já funcionava nos três turnos com salas lotadas.
O Sesc Zona Norte serviu de modelo de implantação do PHE: durante uma semana, aconteceu na unidade um encontro para acompanhamento técnico e administrativo com a presença de representantes de 17 Sescs regionais, de todo o Brasil.
Em 5 dezembro de 2006, o Sesc Zona Norte inaugurou a primeira ampliação no seu espaço físico. Foram construídos dois anexos: uma sala de ballet e uma sala multiuso. Desta forma, ampliou suas ações.
Com a ampliação, o leque de atividades aumentou: Educação de Jovens e Adultos, acompanhamento pedagógico, balé, dança, ginástica localizada, jump, karatê, biblioteca, palestras, projetos (Mostra Sesc de Arte e Cultura, Conte Outra Vez, Cultura Sesc nas Escolas). Em 2015, juntas, as atividades da unidade já contemplavam quase 900 pessoas. Com a reforma, a expectativa é multiplicar este número.