Nossa música:  HTML5 MediaElement

notícias

  • 16
  • fev/2017

Diretora regional do Sesc recebe prêmio “Mulher Destaque Potiguar”

Homenagem foi feita pela revista Foco a 15 mulheres potiguares na noite desta quarta-feira (15/02)

Clique na imagem para ampliar.
“Me sinto muito feliz. Esse prêmio não é só meu. Na verdade, pertence a todas as mulheres que trabalham, que lutam por um espaço no mercado de trabalho, que procuram contribuir para uma sociedade mais justa”. As palavras foram da diretora regional do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), Jeane Amaral, que, na noite desta quarta-feira (15/02), recebeu o prêmio “Mulher Destaque Potiguar”. O evento aconteceu na sede da Fecomércio RN, instituição à qual o Sesc é vinculado.
A homenagem foi feita pela Revista Foco, que instituiu, de forma inédita, a premiação. 15 mulheres potiguares de diferentes segmentos foram escolhidas para receber o prêmio. Apesar da heterogeneidade das áreas de atuação, todas têm um traço em comum: o espaço e o respeito conquistados enquanto profissionais.
Para a diretora do Sesc RN, o meio no qual se vive influencia nas aspirações e na busca por direitos iguais. “Tive um grande exemplo dentro da minha casa. Minha mãe foi uma mulher vitoriosa, batalhadora, que esteve sempre à frente da época. Era artista plástica, fez vestibular aos 50 anos. Esses exemplos essa sempre procurou passar pra gente. Que cada um, independentemente de ser homem ou mulher, teria que conquistar seu espaço para ser valorizado e respeitado”, relembra Jeane Amaral.
O diretor da revista Foco, Marcus Cavalcanti, se deparou com um desafio na hora da escolha das 15 mulheres. “Nosso estado é um celeiro de grandes mulheres. Se fosse possível, estaríamos homenageando mais de uma centena”, destacou. Em seu discurso, Marcus citou nomes como o de Clara Camarão, Auta de Souza e Nísia Floresta, mulheres que, com suas lutas e habilidades, marcaram e mudaram a história do estado.
De acordo com Marcus, a inclusão da diretora regional do Sesc no restrito hall de homenageadas foi baseada em fortes motivos. “O Sesc é uma instituição com grande estrutura e prestação de serviços louvável, e sendo comandada por uma mulher que tem a sensibilidade para prestar esse serviço aos comerciários”.
No Brasil, o nível de crescimento do emprego feminino supera o masculino em 1,34%* e a participação da mulher no mercado alcança expressivos 42,79%*. São dados que ratificam a crescente inserção da mulher no mercado de trabalho, embora ainda haja um longo caminho a ser trilhado rumo à igualdade de gêneros no âmbito profissional.
O Sesc RN trilha este caminho, e com louvor: não só a diretora regional é mulher, como também os dois outros cargos de diretoria, o administrativo-financeiro e o de programas sociais, são ocupados por mulheres. Para o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, “ter entre as homenageadas pela revista Foco como ‘Mulher Destaque Potiguar’ uma de nossas gestoras só confirma que estamos no caminho certo. Como diretora regional do Sesc, Jeane Amaral tem dado repetidas provas da sua competência e, sobretudo, da sua habilidade de aglutinar forças e otimizar resultados, com toda a graça e leveza no dia a dia que só uma mulher consegue imprimir ao trabalho. Ela, e todas as homenageadas, merecem minha mais profunda reverência", ressaltou.
Além da diretora regional do Sesc RN, foram homenageadas as potiguares Ana Maria Melo, Andrea Ramalho Alves, Ângela Paiva, Candinha Bezerra, Cristiane Dantas, Glícia Gentil, Irani Xavier, Joanita Potiguar, Júlia Arruda, Juliane Faria, Juliska Azevedo, Marilú do Nascimento, Sâmela Gomes e Wilma de Faria. O prêmio entregue a Jeane Amaral soma-se a outras homenagens à diretora regional, como o convite para contar sua história no livro “Mulheres Especiais 2”, da escritora Daliana Cascudo, e, a nível nacional, o 36º Prêmio Imprensa da Quality TV e Jornais, pela sua atuação enquanto profissional.

Fonte: RAIS 2013