Nossa música:  HTML5 MediaElement

notícias

  • 17
  • out/2016

Sesc promove desfile em alusão ao Outubro Rosa

Desfile “Um toque pela auto estima” será dia 23/10 com ex pacientes, a fim de estimular a auto estima entre mulheres afetadas pela doença

Clique na imagem para ampliar.
A detecção precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura da doença. É isso o que alerta a campanha Outubro Rosa, da qual o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), participa mais uma vez. Mas, este ano, a instituição também pretende atuar em outra frente: no incentivo à autoestima das mulheres afetadas. É por isso que promoverá, no dia 23/10, às 17h, no Praia Shopping, o desfile “Um toque pela auto estima” com ex pacientes.
Além das belezas de mulheres que superaram o câncer de mama, o desfile contará com outras ações. A orquestra de cordas e xilofone do projeto Sesc Cidadão Natal abrirá a programação com música temática e, após o desfile, será promovido um bate-papo sobre câncer de mama com a mastologista Nadir Margote, a sexóloga Keila Oliveira e a médica da unidade móvel Sesc Saúde Mulher, Camila Carvalho. Além disso, a jornalista e ex paciente Marleide Brito, à frente do grupo fashion Mulheres no FDS, dará dicas de moda. O desfile “Um toque pela autoestima” será realizado em parceria com o Praia Shopping, Mulheres no FDS e Inter TV Cabugi, entre outros.
Do início ao fim de outubro, o Sesc promove, em Natal, Mossoró e Caicó, diversas ações em alusão ao Outubro Rosa. A programação já contou com caminhadas em Natal (08/10) e Caicó (11/10); em Mossoró, a caminhada será também dia 23/10, na Praça dos Patins.
Além destas atividades fixas, o Sesc realizará durante todo o mês campanhas educativas nos restaurantes credenciados, aulões com atividades físicas, como Zumba e jump, nas unidades de Natal, além de mutirões de palestras de prevenção ao câncer de mama em empresas e instituições filantrópicas nas três cidades, inclusive sob demanda: quem se interessar em receber a equipe do Sesc para orientações gratuitas sobre o tema pode agendar visita por meio dos telefones das centrais de atendimento das unidades das três cidades.
Unidade móvel Sesc Saúde Mulher
Além de se engajar todos os anos na campanha Outubro Rosa, o Sesc ajuda na prevenção ao câncer de mama por meio da unidade móvel Sesc Saúde Mulher. Inaugurada em julho de 2012 no RN como um projeto pioneiro no país, a unidade móvel já passou por Natal, Angicos, Lajes, Extremoz, Fernando Pedroza, Santana do Matos, Parelhas, Caicó, Currais Novos, São José do Campestre, Parnamirim e Areia Branca. Até a metade deste ano, mais de 70 mil atendimentos foram realizados nos municípios.
A unidade conta com uma equipe formada por enfermeira, assistente social, técnicas de enfermagem e de radiologia, artífice e médico, todos imbuídos de um objetivo: disseminar a prevenção da saúde sexual e preventiva feminina. A estrutura é equipada com consultório médico, sala de mamografia (com um dos poucos mamógrafos digitais existentes no RN e proteção radiológica), banheiro, sala de atendimento e área externa para orientações sobre saúde.
Outubro Rosa
Simbolizado pelo laço rosa, o Outubro Rosa é um movimento popular comemorado mundialmente, criado nos Estados Unidos em 1997 para a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Durante o mês de outubro, entidades e empresas do mundo inteiro organizam ações como uso de fitas ou camisas na cor rosa. Iluminar monumentos, prédios públicos, pontes, teatros com essa cor foi uma ação realizada posteriormente, que se tornou referência do movimento.
O Sesc RN apoia a campanha desde 2009, com campanhas educativas e ações de conscientização sobre o tema.
Serviço:
  • O quê? Sesc promove desfile em alusão ao Outubro Rosa
  • DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:
  • · Desfile “Um toque pela autoestima” – Praia Shopping, Natal | 16h
  • · Caminhada
  • 23/10 – Praça dos Patins, Mossoró | 16h
  • · Aulões com atividades físicas: 05 a 28/10 | Unidades Sesc Cidade Alta, Ponta Negra, Zona Norte, Potilândia
  • Mais informações e agendamento de visitas para palestras? Sesc Cidade Alta: (84) 3133-0360 | Sesc Seridó: (84) 3421–2337 | Sesc Mossoró: (84) 3316-3665