Nossa música:  HTML5 MediaElement

notícias

  • 13
  • out/2016

Sesc realiza mamografias gratuitas no Outubro Rosa

Unidade móvel Sesc Saúde Mulher encerra programação da instituição na campanha oferecendo exame de 20 a 31/10 (exceto fins de semana) no Sesc Zona Norte

Clique na imagem para ampliar.
A unidade móvel Sesc Saúde Mulher oferecerá mamografias gratuitamente, encerrando a programação da instituição no Outubro Rosa. De 20 a 31/10 (exceto fins de semana), a iniciativa do Sistema Fecomércio, promovida por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), ficará estacionada no Sesc Zona Norte, para onde as mulheres interessadas em fazer o exame podem se dirigir das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Além das mamografias, a equipe da Sesc Saúde Mulher realizará, durante os oito dias no Sesc Zona Norte, orientações sobre como combater o câncer de mama. A nova unidade, recém chegada ao estado para substituir a anterior, conta com uma equipe formada por enfermeira, orientadora em saúde, técnicas de radiologia, artífice e médico. A estrutura é equipada com consultório médico, sala de mamografia (com um dos poucos mamógrafos digitais existentes no RN e proteção radiológica), banheiro, sala de atendimento e área externa para orientações sobre saúde.
Para ser atendida, a mulher precisa estar munida de documentos de identidade (RG e CPF), cartão SUS e comprovante de residência. Para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, não é preciso prescrição médica; para as demais, é solicitado encaminhamento médico. A expectativa é de que sejam realizados 304 exames durante o período.
Inaugurada em julho de 2012 no RN como um projeto pioneiro no país, a primeira unidade móvel já passou por Natal, Angicos, Lajes, Extremoz, Fernando Pedroza, Santana do Matos, Parelhas, Caicó, Currais Novos, São José do Campestre, Parnamirim e Areia Branca. Em novembro, a nova unidade seguirá para mais um município do interior do estado. Até a metade deste ano, mais de 150 mil atendimentos foram realizados nos municípios.
Sesc no Outubro Rosa
Do início ao fim de outubro, o Sesc promove, em Natal, Mossoró e Caicó, diversas ações em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção ao câncer de mama. A programação já contou com caminhadas em Natal (08/10) e Caicó (11/10); em Mossoró, a caminhada será dia 23/10, na Praça dos Patins. No mesmo dia, na capital potiguar, especificamente no Praia Shopping, será realizado o desfile “Um toque pela autoestima”, no qual 30 ex pacientes mostrarão que é possível manter a auto estima mesmo durante/após a doença. A programação também contará com bate papo com profissionais de saúde e dicas de moda com a consultora Marleide Brito, do grupo Mulheres no FDS.
Campanhas educativas durante todo o mês são promovidas nos restaurantes credenciados, bem como aulões com atividades físicas, como Zumba e jump, nas unidades de Natal, e mutirões de palestras de prevenção ao câncer de mama em empresas e instituições filantrópicas nas três cidades, inclusive sob demanda: quem se interessar em receber a equipe do Sesc para orientações gratuitas sobre o tema pode agendar visita por meio dos telefones das centrais de atendimento das unidades dos municípios.
Serviço:
  • O quê? Sesc realiza mamografias gratuitas no Outubro Rosa
  • Quando? De 20 a 31/10 (exceto fins de semana) | 8h às 12h e 13h às 17h
  • Onde? Sesc Zona Norte (Rua Paranduva, 2.873, Zona Norte)
  • Mais informações: (84) 3133-0360