Nossa música:  HTML5 MediaElement

notícias

  • 21
  • set/2016

Sesc realiza Mostra Tati em Natal com acesso gratuito

De 26.09 a 01.10, um dos maiores expoentes da comédia francesa será destaque nas telonas do Sesc Cidade Alta.

Clique na imagem para ampliar.
Depois da mostra realizada em 2013, a genialidade do humor francês do cineasta e diretor, Jacques Tati, retorna às telonas do Sesc RN. De 26 de setembro a 01 de outubro, o público poderá conferir a Mostra Tati, no auditório do Sesc Cidade Alta, com exibição gratuita de alguns filmes que foram destaque na carreira de Tati.
A programação inicia no dia 26.09 (segunda-feira), 19h, com o filme “Carrossel da Esperança” (comédia, 1949). De segunda a sexta, os filmes serão exibidos sempre no horário das 19h, e no sábado (01.10) teremos duas sessões no período vespertino (14h e 15h30).
Filme de estreia: Carrossel da Esperança
François (Jacques Tati) é um carteiro francês distraído e frequentemente interrompe suas tarefas para conversar com os habitantes da pequena cidade onde vive. Juntamente a estes, observa atenciosamente Marcel (Paul Frankeur) e Roger (Guy Decomble) montarem sua feira. Após assistir em um filme os métodos mais rápidos dos correios dos Estados Unidos, François inicia uma nova jornada em sua bicicleta.
Sobre Jacques Tati
Filho de pai russo e de mãe francesa, seu verdadeiro nome era Jacques Tatischeff. Teve destaque no campo esportivo e se tornou um dos principais jogadores de rugby da França. Era um hábil mímico e durante dois anos tentou, sem sucesso, fazer carreira no music-hall.
Em 1932 começou sua carreira como ator e roteirista, realizando uma série de curtas-metragens, e de 1945 a 1946 fez dois filmes do consagrado diretor Claude Autant-Lara.
Sua carreira de cineasta começou em 1947 com "Jour de Fête" que lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, na Itália e o Grande Prêmio do Cinema Francês em 1950.
"As Férias de Sr. Hulot", lançado em 1953, levou mais de um ano para ser completado já que Tati brigava constantemente com os produtores. Tati ganhou muito dinheiro com seus primeiros filmes, mas ficou seis anos sem filmar. Quando retornou com "Playtime", uma grande superprodução com 150 minutos de duração e que lhe deu um prejuízo de 8000 milhões de francos, Tati viu seu império desmoronar.
Em 1970 ele tentou se recuperar do fracasso de "Playtime" com outro filme, "Trafic", mas apesar do relativo sucesso do filme não foi suficiente para recuperar a sua fama. Tati morreu vítima de uma embolia pulmonar semanas após completar 75 anos.
Serviço:
  • Mostra Tati
  • Quando? 26/09 a 01/10 | Segunda a sexta (19h) e sábado (01.10): 14h e 15h30
  • Onde? Auditório do Sesc Alta. Rua Cel. Bezerra, 33.
  • Acesso gratuito