Nossa música:  HTML5 MediaElement

notícias

  • 23
  • fev/2317

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é instalada em Serra de São Bento e atenderá mulheres de quatro municípios da região, em iniciativa inédita

A unidade móvel ficará estacionada na Serra de São Bento atendendo também as mulheres das cidades de Monte das Gameleiras, Passa e Fica e da cidade paraibana de Araruna

Clique na imagem para ampliar.
As mulheres dos municípios de Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Passa e Fica e da cidade paraibana de Araruna terão acesso aos serviços de excelência da Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher graças ao Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc RN. A cerimônia de instalação da unidade aconteceu nesta segunda-feira (20), em Serra de São Bento, onde irá atender as pacientes dos quatro municípios brasileiros, de forma pioneira.
A estimativa é que durante os 28 dias de atendimento, sejam realizadas 874 mamografias, em mulheres de 50 a 69 anos; 928 preventivos em mulheres a partir dos 25 anos; e 2.4000 atendimentos de educação em saúde. A unidade é composta por nove profissionais e conta com consultório médico, sala de mamografia, com um dos poucos mamógrafos digitais existentes no Rio Grande do Norte e proteção radiológica, banheiro e sala de atendimento.
A solenidade contou com apresentações culturais dos municípios: a Banda de Música 12 de Agosto, de Araruna, que executou o Hino Nacional Brasileiro; a poetisa de Serra de São Bento, Aldine Ribeiro, que ressaltou em versos o trabalho realizado pela unidade móvel do Sesc RN, agradecendo ao Sistema Fecomércio pela iniciativa; e o grupo de Balé Popular Terras Potiguares, de Passa e Fica, apresentou uma sequência de danças amazônicas, com a valorização da mulher e do seu poder.
A prefeita de Serra de São Bento, Wanessa Gomes de Morais, que falou também em nome dos prefeitos das outras três cidades atendidas, ressaltou a alegria em ter a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher estacionada no município e com a parceria com as outras cidades próximas. “É muito bom ver isso acontecer, principalmente diante da situação que o município atravessa, para oferecermos, juntos, um serviço de qualidade. É um atendimento para mulher, por ser o público alvo, mas quando falamos do cuidado com a mulher, falamos do cuidado com a família”, afirmou Wanessa.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou a união das quatro prefeituras para garantir a prestação do serviço, já que o Poder Público é responsável pela segurança da unidade, além das instalações elétricas e fornecimento de água. “Desta forma, cada um teve menos custos a arcar e ainda tornou possível aumentar a demanda pelos serviços que iremos oferecer, reforçando a necessidade da vinda da unidade Sesc Saúde da Mulher para esta região. O nosso trabalho com esta unidade é sermos parceiros das prefeituras e do povo das cidades que se uniram para estarmos aqui”, comentou.
Queiroz ainda comentou sobre a democratização dos serviços e atividades de reconhecida excelência do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte. “As consultas e exames que oferecemos têm, sempre, um histórico de grande demanda reprimida, por onde passamos. Especificamente com esta unidade, que foi pioneira no Brasil, já atendemos cerca de 27 mil mulheres potiguares, em quase duas dezenas de municípios ou localidades deste estado, pelos quais já passamos”, acrescentou.
Logo após os pronunciamentos, foi feita a assinatura do convênio entre o Sistema Fecomércio e as Prefeituras. A solenidade contou com a presença também do secretário de Turismo de Passa e Fica, Flaviano Lisboa; do secretário de Turismo de Monte das Gameleiras, Rodrigo Lima; e do secretário de Turismo de Araruna, Edvaldo Costa; que representaram os prefeitos das respectivas cidades.
Acompanharam também o pároco de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, Othon Guerra; o vice-presidente da Fecomércio, Itamar Manso Maciel; os diretores Regionais do Sesc e Senac RN, Jeane Amaral e Fernando Virgílio, respectivamente; a diretora de Programas Sociais do Sesc RN, Ilsa Galvão; a gerente de Saúde e Assistência do Sesc, Priscila Serpejante; além de vereadores e secretários municipais das cidades.