Nossa música:  HTML5 MediaElement

notícias

  • 30
  • mar/2017

Sesc Saúde Mulher é instalado em Nova Cruz

Unidade móvel permanecerá na cidade até junho, devendo realizar mais de 3.500 exames entre mamografias e preventivos

Clique na imagem para ampliar.
O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, esteve na cidade de Nova Cruz, região Agreste do estado, nesta quarta-feira, 29.03, para participar da solenidade de instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. "Com a chegada desta unidade aqui, estamos ratificando dois compromissos que tenho procurado deixar em primeiríssimo plano na nossa gestão à frente do Sistema Fecomércio. O primeiro é com a democratização de nossas ações, e o segundo é com a parceria que mantemos com o Sindicato do Comércio Varejista e com a Prefeitura da cidade", frisou Queiroz.
Estacionada na cidade até o dia 26 de junho, por trás da Paróquia de São Sebastião, a Unidade Móvel irá oferecer gratuitamente exames e orientações em saúde às mulheres. A expectativa é de que sejam realizadas no período 1.938 mamografias (mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e 1.632 preventivos (mulheres com idade entre 25 e 64 anos). Os agendamentos já iniciaram e as mulheres devem estar munidas de RG e CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Cruz, Raimundo Martins, destacou a parceria mantida entre o Sistema Fecomércio RN e o Sindivarejo. “É de uma grande necessidade a atuação dessa unidade aqui. Vai servir muito para a população da cidade, principalmente para as mulheres mais carentes, que precisavam realizar estes exames que são tão caros. Eu só tenho a agradecer pelo meu pedido ter sido atendido tão rápido”.
“Diante do grande número de casos de câncer de mama e útero registrados em todo o país, para nós é uma alegria muito grande receber este presente do Sistema Fecomércio, do presidente Marcelo Queiroz, e que vai tratar as mulheres da cidade de forma preventiva”, comemorou o prefeito da cidade, Germano de Azevedo Targino.
Sesc Saúde Mulher
Inaugurada em julho de 2012 no RN como um projeto pioneiro no país, a primeira unidade móvel do Sesc Saúde Mulher já passou por Natal, Angicos, Lajes, Extremoz, Fernando Pedroza, Santana do Matos, Parelhas, Caicó, Currais Novos, São José do Campestre, Parnamirim, Areia Branca e Afonso Bezerra. Desde a inauguração até março de 2017, foram realizados 133.493 atendimentos nos municípios.
A unidade móvel conta com uma equipe formada por enfermeira, orientadora em saúde, técnicas de radiologia, artífice e médico. A estrutura é equipada com consultório médico, sala de mamografia (mamógrafo digital e proteção radiológica), banheiro, sala de atendimento e área externa para orientações sobre saúde.