Qual é a senha? Aprendizagem é a Chave de Acesso

Conheça o projeto organizado pela Escola Sesc Ler São Paulo do Potengi!

O que é o projeto?

No Projeto Criar Sesc, o brincar torna-se para nós educadores um caminho investigativo que nos guia e orienta, resultando em nossa intencionalidade educativa.  

Este projeto se originou com base na observação de um momento do brincar das crianças, quando revelaram bastante interesse pelo uso de códigos, senhas, ingressos e chaves de acesso.  

A proposta se desenvolveu por meio de rodas de conversas, dinâmicas, jogos e exploração de plataformas digitais sobre segurança e privacidade no uso de senhas com distribuição na comunidade.

Objetivos de Aprendizagem

Autonomia criativa

Protagonismo na aprendizagem

Consciência crítica sobre a tecnologia

Sensibilizar quanto à importância da segurança e privacidade digital

Atividades Realizadas

No Projeto Criar Sesc (O Criar Sesc é um projeto educacional que funciona no contraturno escolar, voltado para o desenvolvimento integral das crianças, valorizando a infância e as suas múltiplas experiências com maneiras divertidas e criativas de aprender), o brincar torna-se para nós educadores um caminho investigativo que nos guia e orienta, resultando em nossa intencionalidade educativa.

Em face do exposto, salientamos que o referido projeto se originou com base na observação de um momento do brincar das crianças, quando
revelaram bastante interesse pelo uso de códigos, senhas, ingressos e chaves de acesso.

A proposta se desenvolveu por meio de rodas de conversas, dinâmicas, jogos, exploração de plataformas digitais, intercâmbio entre as turmas do Criar Sesc, pesquisas, oficinas de elaboração de ingressos e construção de fanzines sobre segurança e privacidade no uso de senhas com distribuição na comunidade.

Por meio de uma dinâmica as crianças foram instigadas a desvendarem um código, o qual lhes daria acesso a um ambiente onde conheceriam o motivo do projeto por meio de uma mini-história.

Foi muito significativo para as crianças se reconhecerem como os protagonistas da história:
– “Olha! Sou eu ali”. Emanuel, 7 anos.
– “Olha! Foi naquele dia brincando no parquinho”. Nícolas, 8 anos.

Em roda de conversa com as crianças problematizando o tema, elas elencaram o que sabiam, o que querem saber e como podem saber e foram lançando suas hipóteses por meio da plataforma mentimeter.

– “Tem senha na brincadeira para divertir a criança e para ter lugar para cada uma”. Thainá, 7 anos.
– “A senha é uma forma de proteger as coisas”. Dérick, 7 anos.

O propósito foi possibilitar o desenvolvimento da consciência crítica sobre o objeto de estudo.

Percebendo a necessidade de sistematizar a ideia das crianças sobre a funcionalidade do uso de senhas, códigos e ingressos, no cotidiano, foi proposto para elas um jogo por meio do qual puderam classificar diferentes situações considerando a sua possibilidade de acesso.

O momento com esse jogo se tornou dialógico, o que contribuiu para que os levantamentos de hipóteses ajudassem o desenvolvimento do jogo com a aprendizagem em pares.

-“Circo? já sei é ingresso. Eu já fui”. Bisneto, 8 anos.

As crianças ao expor o que gostariam saber com este projeto demonstraram interesse em elaborar algum tipo de passaporte. Assim, produziram um ingresso de cinema.

Realizaram pesquisas de diferentes designers de ingresso, imagens do filme e por fim consolidaram a elaboração por meio da plataforma Canva tendo a professora como operadora.

– “Usar a imagem oficial da capa do filme fica sem graça. Melhor outra, o ingresso é nosso”. Davi, 8 anos.

Com base na ideia revelada pelas crianças de que “senha serve para proteger as coisas” foi proposta uma apreciação de vídeo sobre segurança e privacidade no uso de senhas, e um quiz seguido de roda de conversa.

Foi possível perceber que as crianças compreendem a importância de um adulto responsável para apoiá-los no uso de senhas virtuais e que mantê-las em confidência é importante para a segurança.

Com base nas ideias construídas acerca da segurança e privacidade no uso de senhas, as crianças produziram frases e ilustrações como dicas para outras crianças, o que resultou em um fanzine.

Concluímos esse trabalho com a distribuição dos fanzines na comunidade, com o intuito de compartilhar as ideias construídas pelas crianças e sensibilizar quanto a importância da segurança e privacidade no uso de senhas.

Referências Bibliográficas

HERNANDEZ, Fernando. Pasion em el processo de conocer. Cuadernos de Pedagogia, Barcelona, n.332, p. 46-51, feb. 2004.

SESC. Departamento Nacional. Proposta do Projeto Criar Sesc. Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2021.

MORO Catarina, BALDEZ Etienne, organizadoras. Enlaces no debate sobre infância e educação infantil. NEPIE/UFPR, 2020.

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Nuvem de informação

Mais informações sobre o projeto

  • Escola: Sesc Ler São Paulo do Potengi
  • Professoras: Rayanne Santos e Wristelia Ribeiro
  • Orientadora Pedagógica: Barnaire Lima
  • Turmas: 1 e 2 (Faixa etária - 6 a 9 anos)
  • Período de execução: 03/04 a 26/04/2023
Imagem de um livro
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