Acessibilidade
Contraste

01 de outubro de 2020

Campanha Outubro Rosa inicia com exames na Sesc Saúde Mulher

A programação também contempla lives sobre a temática, exposição virtual, venda de máscaras com parte da renda revertida para a Liga Contra o Câncer, além de ações em educação em saúde.

O Serviço Social do Comércio (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio RN, iniciou a programação da Campanha do Outubro Rosa 2020, com o atendimento na manhã desta quinta-feira (1º), na Sesc Saúde Mulher, estacionada na unidade do Sesc Zona Norte. Até o dia 30 de outubro, cerca de 700 mulheres farão exames gratuitos de mamografias e preventivos, com agendamentos realizados por telefone durante o mês de setembro.

A meta é realizar 336 mamografias em mulheres de 50 a 69 anos, e 336 preventivos (também conhecidos como Papanicolau) em mulheres de 25 a 64 anos, na unidade móvel Sesc Saúde Mulher. 

Entre 2012 a agosto de 2020, foram realizados 61.765 exames – entre mamografias e preventivos – e 147.964 ações educativas, resultando em mais de 1.095 casos encaminhados ao setor público de saúde para continuidade no tratamento, em decorrência de alterações identificadas nos exames realizados na unidade móvel. O projeto tem parceria do Hospital do Amor, em Barretos/SP, que recebe os exames encaminhados pelos profissionais de saúde do Sesc.

O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres no mundo e no Brasil. Para este ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), as estimativas de incidência de câncer de mama são de 66.280 casos novos e de 16.710 casos novos de câncer de colo de útero. No Rio Grande do Norte, a estimativa para o mesmo quantitativo de mulheres é de 56,33 casos novos de câncer de mama e 15,23 de colo de útero.

A programação da campanha também integra ações diversas, desde exposição virtual com fotos de pacientes que tiveram câncer de mama, ações educativas nas unidades Sesc, palestras nas empresas, lives com convidados da área médica, iluminação rosa nas unidades do Sesc RN e venda de máscaras nas Centrais de Relacionamento, com parte da renda revertida para a Liga Contra o Câncer. Saiba mais no sescrn.com.br

Outubro Rosa

Simbolizado pelo laço rosa, o Outubro Rosa é um movimento popular realizado mundialmente, criado nos Estados Unidos em 1997 para a conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante o mês de outubro, entidades e empresas do mundo inteiro organizam ações como uso de fitas ou camisas na cor rosa. Iluminar monumentos, prédios públicos, pontes e teatros com essa cor foi uma ação realizada posteriormente, que se tornou referência do movimento. O Sesc RN apoia a campanha desde 2009, com campanhas educativas e ações de conscientização sobre o tema.

Serviço:

O quê?  Campanha do Outubro Rosa Sesc RN

Programação?

  •  Realização de exames gratuitos de mamografias e preventivos na Sesc Saúde Mulher (os agendamentos estão encerrados, pois foram previamente marcados em setembro);
  • Exposição virtual “Um toque pela autoestima” com mulheres que estão em tratamento contra o câncer, disponível no sescrn.com.br
  • Lives no Instagram do Sesc RN com convidados da área médica.
  • Palestras em empresas. Contatos para agendamentos: Natal (84) 3133-0360 (ramal 247/Diana); Mossoró. (84) 3312-9804 (Raquel) e Caicó. (84) 3421-2337 (Marina).
  • Vendas de máscaras nas Centrais de Relacionamento Sesc, exceto odontologia. Valores: R$ 3,50 (trabalhador do comércio e dependentes) e R$ 5 (público em geral). Parte da renda das vendas será revertida para a Liga Contra o Câncer.

EXPOSIÇÃO UM TOQUE MUDA TUDO

VENDA MÁSCARAS

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA SESC RN 2020

 

 

 

Veja outras notícias