Acessibilidade
Contraste

20 de outubro de 2020

Sesc participa com programação virtual da Semana Nacional do Livro no RN

Evento tem o objetivo de incentivar a produção literária e o ato da leitura em todo o território nacional, e no RN conta com apoio do Sesc em todas as unidades

O Serviço Social do Comércio (Sesc RN) preparou uma programação especial para celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, entre os dias 21 e 30 de outubro, que envolverá diversos projetos da entidade do Sistema Fercomércio. Os eventos ocorrerão todos por meio virtual devido à pandemia do Coronavírus e tem o objetivo de incentivar a leitura e a construção do conhecimento através dos livros.

A programação conta com atrações locais e nacionais, participantes de outros projetos, como o “Poti-Cultural” e “Arte da Palavra. A novidade é que o conteúdo será fornecido em audiovisual, pelos canais do Youtube  e Spotify, além de oficinas com participação dos internautas inscritos.

O diretor regional do Sesc RN, Fernando Virgilio destaca que a entidade tem em sua missão a disseminação do conhecimento e utiliza os livros, por meio de suas bibliotecas e ações. “Em nossas unidades contamos com acervo atualizado em nossas bibliotecas e procuramos incluir a literatura em nossos projetos culturais, apoiando a produção e o ato da leitura”, comenta.

No ano de 2019, de acordo com pesquisa “Retratos da Leitura do Brasil”, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, cerca de 48% das pessoas declaram ser “não leitor” no Brasil, ou seja, não leu nenhum livro – inteiro ou em parte – nos últimos três meses. Enquanto isso, a média entre os leitores é de 2,45 livros lidos por ano. Em Natal, este percentual de “não leitores” é ainda maior, passando para 52% entre os entrevistados, sendo que 30% deles declaram não ter nenhum interesse na leitura.

A Semana Nacional do Livro conta com apoio da Biblioteca Nacional e foi instituída pelo decreto nº 84.631/1980, para incentivar e facilitar o acesso à leitura em todo território nacional. Além disso, a comemoração visa, também, divulgar a profissão do bibliotecário e possibilitar a atualização e o desenvolvimento deste profissional.

Programação Semana do Livro e da Biblioteca Sesc 2020

21/10

12h00 – Poesia em Boa Hora- Podcas (Episódio 1) – Raull  Davyson (Mossoró) – Spotify Sesc RN

18h00 – Viajando com Os Tapetes Contadores de Histórias – Grupo Tapetes contadores de Histórias – Fanpage do Projeto Arte da Palavra no Facebook

21h00 – Sarau Insurgências Poéticas: Anchella Monte 40 anos de Poesia Marina Rabelo, Michelle Ferret e Thiago Medeiros – Youtube Sesc RN

22/10

12h00 – Poesia em Boa Hora- Podcas (Episódio 2) – Raull  Davyson (Mossoró) – Spotify Sesc RN

19h00 – Oficina de poesia “Casa e Memória: a poesia do espaço” (Parte 1) – Michele Ferret – Google Meet (Inscrição: cultura@rn.sesc.com.br)

23/10

12h00 – Poesia em Boa Hora- Podcas (Episódio 3) – Raull  Davyson (Mossoró) – Spotify Sesc RN

19h00 – Oficina de poesia “Casa e Memória: a poesia do espaço” (Parte 2) – Michele Ferret – Google Meet (Inscrição: cultura@rn.sesc.com.br)

25/10

12h00 – Poesia em Boa Hora- Podcas (Episódio 4) – Raull  Davyson (Mossoró) – Spotify Sesc RN

18h00 – Lá vem História – Wandeson Alves (Lucrécia) – Live no Youtube do Sesc RN

26/10

19h00 – O povo da minha terra: criação de personagens literários nordestinos – Márcio Benjamin – Live no Youtube Sesc RN

19h00 – Oficina de microcontos (in) autorais (Parte 1) – Laura Nascimento (Mossoró) – Google Meet (Inscrição: cultura@rn.sesc.com.br)

27/10

19h00 – Oficina de microcontos (in) autorais (Parte 2) – Laura Nascimento (Mossoró) – Google Meet (Inscrição: cultura@rn.sesc.com.br)

20h30 – Era outra vez- O livro e a leitura em tempos de pandemia – Gelson Bini (SC) – Fanpage do Projeto Arte da Palavra no Facebook

28/10

19h00 – Oficina de microcontos (in) autorais (Parte 3) – Laura Nascimento (Mossoró) – Google Meet (Inscrição: cultura@rn.sesc.com.br)

29/10

19h00 – Oficina de microcontos (in) autorais (Parte 4) – Laura Nascimento (Mossoró) – Google Meet (Inscrição: cultura@rn.sesc.com.br)

19h00 – Poesias na Calçada: a produção independente – Goto Seco Movimento Alternativo (Ceará-Mirim) – Youtube do Sesc RN

20h00 – Raiz: um passeio pela poesia genuinamente sertaneja – Manoel Cavalcante (Pau dos Ferros) – Live Youtube do Sesc RN

30/10

18h00 – Saura de Poemas de Jorge Fernandes – Thaís Maranhão – Live Youtube do Sesc RN

19h30 – Um Tributo de Repente – Wisley Cleber de Oliveira (Mossoró) – Youtube Sesc RN

Veja outras notícias