Apresentação

A MOSTRA SESC DE ARTE E CULTURA em sua XIV edição fomenta a disseminação do apreço pela cultura em suas mais diversas acepções tornando-se um instrumento de promoção da cultura do conhecimento.

A ação PONTOS CARDEAIS: Intervenção urbana – grafite compõe o projeto MOSTRA SESC DE ARTE E CULTURA. A arte grafite é uma expressão artística democrática que intervém na paisagem urbana mudando, transformando, trazendo beleza e por vezes questionamentos.

Partindo dessa premissa de pontos de localização e orientação escolhemos bairros em cada região da Grande Natal: Novo Amarante (Norte), Vila de Ponta Negra (Sul), Rocas (Leste), Cidade da Esperança (Oeste) e Alecrim (Ponto Central). O histórico artístico-cultural local e esses aspectos foram utilizados como inspiração para as obras. Em cada bairro foi escolhida uma escola pública (municipal ou estadual) para a realização das intervenções e para que ocorram desdobramentos de ações arte-educativas com os alunos após o retorno das aulas presenciais. Cada escola será grafitada por um artista visual, totalizando cinco escolas contempladas.

Cada intervenção se conectará com as outras e as cinco formarão uma grande obra panorâmica artístico-cultural potiguar. Vivemos numa região metropolitana e pela correria típica da modernidade nem sempre percebemos o bairro em que moramos. O que sabemos dele? O que sabemos de outros bairros? O que nos une? O que nos diferencia? O que posso descobrir e construir relações, mesmo que mínimas, entre o norte-sul, leste-oeste, centro-sul, centro-norte.

E para proporcionar uma maior conhecimento e intercâmbio entre os bairros foram afixadas placas de PVC com um QR-c’ode em cada intervenção de modo quem passe pela obra possa apontar o smartphone para o código, que estará fixado em placa, e o usuário será direcionado para esta página. Aqui no site temos as informações sobre o projeto, o painel completo com as cinco obras, informações sobre os artistas, aspectos histórico/culturais dos bairros, escolas das intervenções, vídeos.

A ideia dessa ferramenta é a possibilidade de uma conexão rápida e prática de modo que a comunidade local e escolar possa se conectar com a obra e o artista e realizar o intercâmbio artístico-cultural com os demais bairros, artistas e escolas.

PONTOS CARDEAIS

norte
oeste
centro
leste
sul

VÍDEOS