Inclusão Digital na Educação de Jovens e Adultos

Conheça o projeto organizado pela Escola Sesc Ler Nova Cruz!

O que é o projeto?

O Sesc Ler Nova Cruz promove a inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo aos estudantes habilidades em utilizar a tecnologia de forma efetiva.

O projeto tem como objetivo oferecer aprendizado para que possam ser beneficiados das diversas oportunidades de emprego.

Isso inclui o acesso à informação, comunicação, serviços online, recursos educacionais e desenvolvimento de habilidades digitais.

Objetivos de Aprendizagem

Inclusão digital

Aprendizagem para o mercado de trabalho e socialização

Desenvolvimento de habilidades digitais

Protagonismo na aprendizagem

Usabilidade das TICs nas aulas da EJA

O Sesc Ler Nova Cruz promove a inclusão digital na Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo aos estudantes habilidades em utilizar a tecnologia de forma efetiva, permitindo que eles se beneficiem das diversas oportunidades. Isso inclui o acesso à informação, comunicação, serviços online, recursos educacionais e desenvolvimento de habilidades digitais.

Disponibilizamos o acesso aos dispositivos tecnológicos, como notebooks e tablets com conectividade à Internet, com o intuito de fornecer essas ferramentas digitais como recurso educativo e o acesso igualitário e efetivo para estes indivíduos nessa faixa etária que possuem pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre o assunto.

Nos espaços da sala de aula e biblioteca os estudantes participam de momentos de pesquisa na busca do conhecimento e de novas descobertas de maneira prazerosa.

O aluno João Batista na rede social Facebook, encontrou imagens de festas e locais sociais.

– “Neste tempo o lugar de festas e encontros da mocidade era no chalé clube, bons tempos”. (João Batista, 53).

Proporcionamos momentos de compartilhamentos das aprendizagens digitais e educacionais.

Estes conteúdos curriculares garantem que os estudantes tenham acesso a esses recursos o que auxilia no desenvolvimento das competências e na alfabetização.

Desenvolvemos a atividade baseada na realidade dos educandos, promovendo a compreensão crítica do mundo.

O processo da alfabetização é visto como uma ferramenta para capacitar os alunos da EJA a ler o mundo, compreender as estruturas sociais e participar ativamente na busca por mudança.

– “As coisas tudo tá ficando mais moderno, né, não é que nem antes, a 20 anos atrás o estudo era totalmente diferente que nem seja o de hoje, né, então o negócio hoje tá cada vez mais “tecnologia” tá mudando totalmente”. (Erivan, 59 anos).

O compartilhamento das aprendizagens acontece por meio da escrita no espaço da lousa.

Com os registros fotográficos podemos perceber a satisfação dos alunos aos novos conhecimentos e a utilidade da tecnologia que se apresenta como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem.

Para nossos estudantes a autonomia é um elemento essencial da educação significativa e que eles devem ser encorajados a se envolverem ativamente no processo educativo, a desenvolverem sua capacidade de pensar de forma crítica, a se expressarem livremente e a participarem na construção coletiva do conhecimento.

A aluna Adriana depois da aula fazendo uso do seu celular, postou suas vivências na rede social Instagram.

– “Não sabia de tanta coisa que já teve na nossa cidade, Nova Cruz”. (Adriana, 48).

Percebe-se que, nos dias em que é usado as mídias digitais, os estudantes se sentem mais motivados a participar das atividades. Por isso, o resultado dos momentos de pesquisa e os momentos vivenciais resultam num diálogo franco, escrita espontânea e maior interesse
pelo uso das TICs no cotidiano.

Referências Bibliográficas

Sesc. Departamento Nacional. Diretrizes para a educação básica do Sesc / Sesc, Departamento Nacional. – Rio de Janeiro : Sesc, Departamento Nacional, 2019

AMPARO, Matheus Augusto Mendes; FURLANETTI, Maria Peregrina de Fátima Rotta. Inclusão digital na educação de jovens e adultos: dificuldades e desafios.

NUNCIATO, R.C. Inclusão Digital: Uma Experiência com Alunos da EJA. Campinas. Universidade Estadual de Campinas. 2009.

Nuvem de informação

Mais informações sobre o projeto

  • Escola: Sesc Ler Nova Cruz-RN
  • Professoras: Amélia Cristina de Oliveira
  • Orientadora Pedagógica: Palloma de Sousa Silva
  • Turmas: 2o Período
  • Período de execução: Durante o ano letivo
Imagem de um livro
Imagem de um cara de WhatsApp

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