Animais de Rua: Estudos, Reflexões e Ações Solidárias

Conheça o projeto organizado pela Escola Sesc Seridó!

O que é o projeto?

O projeto foi formulado para ser desenvolvido na turma do terceiro ano, dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental na Escola Sesc Seridó.

O mesmo surgiu a partir da necessidade de conscientizar as crianças sobre o abandono de animais e a responsabilidade social que todos nós possuímos sobre esses animais.

Além disso, desenvolver medidas efetivas de auxílio a esses animais em situação de abandono. 

O projeto teve seu início marcado pela leitura do livro O Gato Juan, que fala, justamente, sobre o amor de uma família pelo seu gato de estimação.

Objetivos de Aprendizagem

Conscientizar sobre o abandono de animais e a responsabilidade social

Desenvolver medidas efetivas de auxílio

Despertar o interesse pela causa do bem-estar animal

Protagonismo na aprendizagem

Contextualização

Mudar o mundo: uma vontade quase unânime apresentada pelas crianças.

Com as nossas crianças, contempladas pelo projeto, não é diferente. O ensino das boas ações é um grande aliado para o alcance dessa tão sonhada, e cada vez mais urgente, mudança universal.

Pequenas coisas podem contribuir para isso e esse projeto escolar buscou, desde a sua elaboração, trabalhar um tema de extrema relevância: o cuidado e proteção com os animais.

Por essa razão, o objetivo norteador do trabalho em questão é: conscientizar as crianças sobre a responsabilidade de todos em relação aos cuidados e proteção com os animais de rua, se desdobrando em ações que levaram as crianças a refletir sobre a ausência do básico para a sobrevivência dos animais que se encontram em situação de abandono e tratando das ações interdisciplinares perpassadas por essa temática.

Ou seja, o principal intuito desse projeto, foi aflorar nas crianças o amor pelos animais, bem como o senso de responsabilidade que, cada um de nós, precisa ter, frente aos animais que se encontram na rua, em situação de abandono.

Atividades Realizadas

Iniciamos o projeto com a contação da História “O Gato Juan”, de autoria de Jr. Misaki, que fala sobre o amor de uma família pelo seu animal de estimação.

Em seguida, foi apresentado o projeto para as crianças, onde a professora ressaltou a fragilidade no estilo de vida dos animais que se encontram em situação de rua que já tiveram a oportunidade de ajudar.

Desde esse momento, as crianças já se sentiram tocadas e abraçaram o projeto, relatando suas experiências com seus animais domésticos e sobre animais em situação de rua que já tiveram a oportunidade de ajudar, de alguma forma.

Já conseguiram refletir, também, sobre os maus tratos que, muitas vezes, esses animais enfrentam nas ruas.

Foi desenvolvida a proposta de Sala de Aula Invertida, onde o protagonismo infantil foi destaque na construção dos saberes das crianças.

Foram desenvolvidas pesquisas, em casa, e apresentações, em sala de aula, sobre as condições de vida dos animais de rua.

Para isso, as crianças fizeram registros fotográficos de animais em condições de rua, que se encontravam próximos de suas residências.

Realizaram pesquisas de como vivem esses animais e encontraram alguns dados que os surpreenderam:

Expectativa de vida reduzida (Anna Júlia); Diversas doenças as quais estão expostos (Isabela); Desnutrição e desidratação devido a fome e sede (Gustavo).

Esses e outros dados tiveram grande impacto para as crianças, que, cada vez mais, encontraram motivação para desenvolver as ações do projeto soluções concretas para auxiliar esses animais.

Os alunos realizaram uma criação e exposição artística, referente aos animais de rua, investigados pelas crianças.

Para isso, foi realizado um território, em parceria com a professora Lourena Kallahan (Artes), onde os alunos se sentaram ao ar livre e, observando imagens e desenhos de animais domésticos em situação de rua, se inspiraram e produziram seus quadros, utilizando lápis, canetas e tintas.

Depois as crianças montaram e apresentaram, para toda a escola, seus trabalhos desenvolvidos, falando sobre como foi a produção, bem como explicando um pouco da situação de vida dos animais retratados por eles.

As crianças realizaram a divulgação do projeto para todas as turmas da escola, através da apresentação de um slide, montado coletivamente em sala de aula em um momento anterior.

Na apresentação, as crianças falavam sobre a situação dos animais, as ações a serem realizadas e pediam a contribuição dos demais estudantes, funcionários e da comunidade escolar como um todo.

O projeto também foi divulgado para a sociedade de Caicó e região, através de postagens no Instagram de funcionários, pais e da comunidade escolar, como um todo.

Perfis famosos da cidade também compartilharam e divulgaram o projeto, como por exemplo, a página Caicó Criativa e, até mesmo, a 10a Direc Caicó.

Tivemos também a parceria de profissionais que atuam diretamente com os animais, como veterinária, groomer e a diretora da instituição social de proteção aos animais, da cidade de Caicó, ACAPAM.

Na oportunidade, cada profissional apresentou sobre como é desenvolvido o seu trabalho com os animais e a importância deles para o bem-estar e saúde dos Pets.

As crianças puderam tirar suas dúvidas e dialogar, contribuindo, assim, para a formação de seus conhecimentos.

Momento autor: escrevendo suas histórias – nessa etapa do projeto, as crianças fizeram releituras da obra: “O Gato Juan”.

Através dessa proposta de atividade em grupo, desenvolveram, entre outras coisas, a habilidade de escrever e interpretar histórias.

Cada grupo, baseado no Gato Juan, escreveu a sua própria história, retratando sobre a adoção de animais de rua, bem como a responsabilidade advinda desse ato.

Depois, da escrita e montagem, os livros foram impressos e as crianças fizeram as ilustrações à mão.

Proporcionamos para as crianças um outro momento bastante significativo: O encontro com o Autor do livro o Gato Juan, Jr. Misaki.

Na oportunidade, as crianças, e toda a comunidade escolar, receberam o autor.

Neste momento, ele falou para o público sobre a construção do livro O Gato Juan e realizou a venda solidária de alguns exemplares do livro, revertendo o dinheiro em doações para a Acapam.

Além disso, as crianças tiveram a oportunidade de apresentarem seus livros para todos os participantes, inclusive ao autor que as inspirou na escrita.

Foi um momento satisfatório para todos eles.

Durante todo o percurso do projeto, fizemos uso de tecnologias em sala de aula.

Utilizamos os tablets, por exemplo, para pesquisarmos sobre as redes sociais da Acapam e sensibilizar as crianças em relação às condições de vida dos animais que lá se encontram.

Com essa proposta, as crianças puderam visualizar fotos e vídeos dos animais, bem como ver as campanhas que a instituição lança, em busca de doações de ração e itens de higiene.

Além disso, desenvolvemos jogos voltados para o cuidado com os animais, onde as crianças precisam alimentar os animais, dar banho e água, por exemplo.

Com essa proposta, as crianças que não possuem animais de estimação passaram a ter uma noção melhor em relação aos cuidados advindos de adoção de animais.

Foram ações desenvolvidas em parceria com a professora de informática, Elizangela Lucena.

As crianças desenvolveram uma atividade corporal, o Yoga dos, em parceria com a professora Clara Gomes (Educação Física).

Executaram exercícios de respiração, posturais e de flexibilidade, imitando posições que remetem a animais, como cães e gatos, por exemplo.

Foi mais um trabalho interdisciplinar, atrelando conteúdos e conhecimentos necessários, sem deixar de lado o trabalho sobre os animais.

Outra atividade de grande relevância para as crianças, foi a visita da cadelinha Mel, da raça Yorkshire, que foi escolhida por ter um bom temperamento com crianças e estar com todas as vacinas em dia.

Com essa visita, as crianças que não têm tanto contato com animais puderam vivenciar de perto o convívio.

Com o professor Mizael Cabral (música), as crianças fizeram a composição de uma música para nossa campanha de sensibilização da população para a adoção de animais.

Durante as aulas, os educandos, junto com professor, trabalharam dentro da construção da composição, a criação da melodia, ritmo e harmonia, resultando em um excelente projeto, que foi utilizado em diversas outras ações, posteriores a essa.

Organizamos e realizamos uma feira de adoção com animais da ACAPAM, onde as crianças, seus familiares e toda a comunidade escolar se mobilizaram para encontrar lares responsáveis para esses animais.

Antes da ação, fizemos uma intensa divulgação do evento, utilizando mídias como rádio e redes sociais, além de divulgar internamente para o público escolar. 

Na ação, alguns animais da instituição foram levados para o local da feira e os que não puderam ir, foram apresentados para a população, com o uso dos tablets, através de fotos em um catálogo de animais virtual.

Conseguimos que três animais fossem adotados na nossa feira e tivessem suas vidas transformadas.

No percurso do projeto, conseguimos trabalhar com alguns ODS, como ODS 3 – Boa Saúde e Bem-Estar, levando a reflexão que, ao retirarmos os animais das ruas diminuímos a perpetuação de doenças, transmitidas por eles, tanto para outros animais como para humanos, como raiva e toxoplasmose, por exemplo.

Ou seja, ao melhorarmos a vida dos animais, temos uma melhora significativa nas vidas dos humanos também, em relação a saúde coletiva.

ODS 15 – Vida sobre a Terra, é contemplado pelo projeto, visto que os animais domésticos fazem parte das espécies viventes e precisam ter uma boa qualidade de vida e, para isso, necessitam da nossa ajuda, para que possam ter o básico: saúde, alimentação e um lar adequado.

E ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, que foi contemplado pelo projeto através da coleta de caixas de leite e garrafas PET vazias, utilizadas para a confecção de casinhas para os animais em situação de rua. 

Além disso, realizamos uma campanha de arrecadação de ração, que envolveu e mobilizou diversas pessoas de nossa sociedade e pudemos contribuir com uma quantidade significativa de alimentos para animais que se encontram na Acapam.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : 128p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008. 184 p.

Proteção Animal Mundial – Bem-estar animal: contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

SESC. Departamento Nacional. Proposta pedagógica [da] educação infantil / Sesc, Departamento Nacional. — Rio de Janeiro : Sesc, Departamento Nacional, 2015.

Nuvem de informação

Mais informações sobre o projeto

  • Escola: Sesc Seridó
  • Professoras: Gabriela Dantas
  • Orientadora Pedagógica: Anna Priscila
  • Turmas: 3º ano - Idade entre 8 e 9 anos
  • Período de execução: Maio - Julho
Imagem de um livro
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