Tinis – Terra das Crianças

Conheça o projeto organizado pela Escola Sesc Macaíba!

O que é o projeto?

Este projeto surgiu da relação de amor entre uma professora e a natureza.

A professora Josefa Lucila com o intuito de introduzir a temática natureza no cotidiano dos alunos, realizou inúmeras pesquisas até encontrar a Tinis.

O projeto Tinis aborda as diferentes articulações, entre os processos que permitem e validam a criação de tinis como espaços de criação e conexão com a natureza.

Objetivos de Aprendizagem

Introduzir o aprendizado sobre a natureza

Criar espaços de conexão com a natureza

Respeito ao meio ambiente

Protagonismo na aprendizagem

Contextualização

Como tudo começou…

Este projeto surgiu da relação de amor entre uma professora e a natureza. A professora Josefa Lucila com o intuito de introduzir a temática na natureza no cotidiano dos alunos, realizou inúmeras pesquisas até encontrar a Tinis.

O projeto Tinis aborda as diferentes articulações, entre os processos que permitem e validam a criação de Tinis como espaços de criação e conexão com a natureza.

Atividades Realizadas

Os contextos de aprendizagem, são importantes, pois coloca as crianças em contato frequente com a natureza, vivenciando experiências significativas para que desenvolvam vínculo emocional com ela.

A natureza e o meio ambiente natural tendem a despertar nas crianças o fascínio, a curiosidade, o encantamento, e a interação.

– “Onde quer que você vá na natureza existe um lugar especial para você.” Joseph Cornel

A aluna Melissa, de 08 anos e 01 mês, no momento de investigação na natureza, encontrou algo super interessante e falou…

– “Olha o que eu achei! Acho que é um caracol, aquele bichinho que mora dentro da casinha”

Ao explorar os elementos que compõe a natureza, como terra, areia, árvores, pedras, graveto as crianças percebem suas características, fazem comparações, descobrem e identificam as sensações, aprendem sobre a própria existência, o ciclo da vida e a importância de respeitar o meio ambiente.

Após a observação de todos os contextos que envolvem a natureza, todos os alunos recolheram pedras, gravetos, folhas, sementes e flores secas.

As crianças voltaram para a sala de aula e lá viraram artistas com os elementos encontrados na natureza.

– “Quando a imaginação da criança encontra a natureza, ela se potencializa e se torna imaginação criadora. A natureza tem a força necessária para despertar um campo simbólico criador na criança”, (Gandhy Piorski)

– “Eu gostei porque colei coisas da natureza” (Melissa, 08 anos e 01 mês).

– “Essa atividade foi bem legal! Eu usei as folhas da minha casa” (Lívia 08 anos e 02 meses).

Tinis no contexto familiar

A família torna-se parte do contexto natureza, não deve ficar de fora. Compreendemos que somos todos da natureza. Uma conexão permanente.

Oportunizar encontros com a natureza é abrir uma porta para o encantamento, que conduz a um novo entendimento de mundo. (Educando na Natureza, p. 8,9).

Ao explorar a natureza, as crianças percebem características, fazem comparações, descobrem e identificam sensações, aprendem sobre a própria existência , o ciclo da vida e a importância de respeitar o meio ambiente. Criar conexão com os espaços naturais.

“Quanto mais intensificamos e promovemos essas relações entre nós e o ambiente, mais desenvolvida será a consciência sobre as nossas responsabilidades e o cuidado que devemos ter com todas as vidas.”

Michele Martins – Coordenadora do Programa Meu Ambiente

Referências Bibliográficas

Zanon, Sibélia. Educando na natureza / Sibélia Zanon; [organização Instituto Ecofuturo; coordenaçãoMicheleMartins; ilustração Paloma de Farias Portela]. – 1. ed. – São Paulo: Ecofuturo, 2018. [livro eletrônico] ISBN 978-85-60833-26-9

1. Atividades estudantis 2. Educação ambiental 3. Educação ambiental – Pesquisa 4. Educação ambiental – ProgramaMeu
Ambiente – São Paulo (SP) 5. Estudos ambientais 6. Homem – Influência na natureza 7.Meio ambiente I. Instituto Ecofuturo. II.Martins,Michele. III. Portela, Paloma de Farias. IV. Título.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-ciencias-da-natureza (acesso 22/07/2022 – 10h40)

INSTITUTO ALANA. Apostila TiNis Módulo 1: nosso vínculo com a natureza. São Paulo. 2021.

INSTITUTO ALANA. Apostila TiNis Módulo 3: passo a passo para criar TiNis. São Paulo. 2021.

INSTITUTO ALANA. Apostila TiNisMódulo 4: TiNis e a Educação para Sustentabilidade. São Paulo. 2021.

https://www.centralpress.com.br/ecoalfabetizacao-vinculo-emocional-com-a-natureza-desenvolve-consciencia-ambiental-desde-cedo/ (Acesso 11/01/2022- 9h55)

https://www.un.org/en/our-work (acesso 22/07/2022 – 10h30) https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/13 (acesso 22/07/2022 – 10h30)

Nuvem de informação

Mais informações sobre o projeto

  • Escola: Sesc Macaíba
  • Professoras: Josefa Lucila Felix Moreira
  • Orientadora Pedagógica: Priscila Figueiredo
  • Turmas: 2º ano
  • Período de execução: De Julho à novembro de 2022.
Imagem de um livro
Imagem de um cara de WhatsApp

Deseja saber mais sobre algum projeto?

Fale conosco Botão Whatsapp