Contexto Investigativo

Conheça o projeto organizado pela Escola Sesc Potilândia!

O que é o projeto?

Quando pensamos em pesquisa na Educação Infantil, remetemos o pensamento para algo divertido, transformando a aprendizagem em algo prazeroso e criativo.

Assim, surge o projeto “CONTEXTOS INVESTIGATIVOS”, como estratégia de aprendizagem, uma forma de organizar a tarefa de ensinar de maneira criativa e instigante.

A exploração é uma ferramenta essencial para a aprendizagem na Educação Infantil e está entre os seis direitos de aprendizagem na Educação Infantil propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Objetivos de Aprendizagem

Aprendizagem através da experimentação

Potencializar o aprendizado

Aprendizado interdisciplinar e transversal

Protagonismo na aprendizagem

Atividades Realizadas

O Contexto Investigativo “Vale dos Dinossauros” surgiu da leitura do livro “Dinossauros” de Simms Taback, que é um convite para explorar um mundo não mais existente, despertando a curiosidade e imaginação de nossos alunos.

Por meio da leitura das imagens, das adivinhações contidas no livro e dos conhecimentos prévios dos alunos, observamos a inquietação e curiosidade aguçadas.

Resolvemos criar o contexto investigativo “VALE DOS DINOSSAUROS”, para fomentar novas descobertas e ampliar o repertório linguístico e cultural, assim como refletir sobre o passado e o momento presente, de forma leve, divertida e significativa.

Ao chegar no espaço do Contexto Investigativo, as crianças ficaram empolgadas e começaram a explorar, cada uma à sua maneira.

– “Acho que esse dinossauro é carnívoro!” Letícia, 4 anos e 10 meses.

Os materiais propostos para a atividade de investigação deram a oportunidade das crianças manipularem e experimentarem diversos contextos, estando engajados para criar um mundo cheio de descobertas.

Será que essa pedra é um fóssil de dinossauro? Que tal ser paleontólogo por um dia?

Assim, as crianças fizeram inúmeras descobertas brincando de paleontólogo com fósseis formados no gelo.

Cada dinossauro retirado do gelo ou da terra, foram sendo nomeados conforme as características estudadas no livro.

– “O trabalho do paleontólogo é muito difícil!” João, 5 anos e 1 mês, diante da dificuldade de retirar o dinossauro do gelo.

– “Professora, desenhei um ovo de dinossauro com um dinossauro dentro!” José, 5 anos e 1 mês.

A realização do contexto investigativo “Vale dos Dinossauros”, resultou em uma experiência extremamente significativa, onde cada criança, teve a oportunidade de realizar com liberdade e autonomia suas descobertas, criar hipóteses e se tornar protagonista de sua aprendizagem.

Foi um impulsionador para novos questionamentos e comparações entre o mundo dos dinossauros e o mundo atual.

Sem dúvida, a curiosidade é infinita e aprender explorando é muito mais criativo e divertido.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Construção e construtividade : materiais naturais e artificiais nos jogos de construção / alejandra dubovik, alejandra cippitelli ; tradução de bruna heringer de souza villar. – são paulo : phorte, 2018.

Do projetar o contexto investigativo ao maravilhar-se: quais caminhos seguir? / Ana Teresa G. A. M. Mariotti, Valéria C. B. Cantelli, Roberto Pereira, organização ; Roberta Rocha Borges, coordenação. — 1. ed. — Campinas, SP : 148 Educação, 2017

SESC. Departamento Nacional. Proposta pedagógica [da] Educação Infantil/Sesc Departamento Nacional. – Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2015. 258p.

Nuvem de informação

Mais informações sobre o projeto

  • Escola: Sesc Potilândia
  • Professoras: Erica Lucena e Márcia Nóbrega
  • Orientadora Pedagógica: Maria do Rosário Jardim
  • Turmas: Nível IV “A” (4/5 anos)
  • Período de execução: Abril/junho - 2023
Imagem de um livro
Imagem de um cara de WhatsApp

Deseja saber mais sobre algum projeto?

Fale conosco Botão Whatsapp