Conheça o projeto organizado pela Escola Sesc Mossoró!
Iniciamos o nosso curso dos jovens empreendedores no dia 08/09/2022, nas turmas de primeiros anos da escola Sesc
Mossoró.
Estudos esses que nos levaram a expandir os
horizontes e conhecimentos acerca das ervas aromáticas, suas funcionalidades e possibilidades empreendedoras.
Este projeto foi desenvolvido com crianças na faixa etária entre 6 e 7 anos, as quais conseguiram compor conceitos
significativos, como: trabalho em equipe, planejamento, organização, estoque e pesquisa.
Iniciamos o nosso curso dos jovens empreendedores no dia 08/09/2022, nas turmas de primeiros anos da escola Sesc Mossoró. Estudos esses que nos levaram a expandir os horizontes e conhecimentos acerca das ervas aromáticas, suas funcionalidades e possibilidades empreendedoras.
Este projeto foi desenvolvido com crianças na faixa etária entre 6 e 7 anos, as quais conseguiram compor conceitos significativos, como: trabalho em equipe, planejamento, organização, estoque e pesquisa.
Por todos esses meses aprofundando os olhares à luz das ervas aromáticas, as crianças puderam estreitar os laços com a cultura local, resgatando a historicidade dos povos ancestrais que tinham em suas vivências uma medicina e culinária natural e pura ao usar os recursos naturais: raízes, flores, folhas e cascas.
Descobrindo assim, as suas possibilidades além do aroma, a cura natural.
– “Quando eu fico doente, gripada, minha vó faz um doce que ela chama de (lambedor) para curar a minha gripe” (Anne Beatriz, 7 anos e 8 meses).
– “Um dia minha mãe fez um chá disso (boldo) para passar a dor na barriga do meu pai.” (Laura Albuquerque, 7 anos e 8 meses).
– “Eu vi a manicure da minha mãe fazendo chá de camomila para fazer relaxar os pés dela.” (Maria Vitória, 7 anos e 11 meses).
Nosso contexto da produção dos sachês deixou as crianças ainda mais encantadas.
Concluímos o nosso curso com uma Feira de Empreendedorismo, nos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2022, em que as crianças criaram todos os recursos oferecidos, como: água perfumada, sachê perfumado, escalda pés, chás, e um canteiro de cultivo em que os estudantes puderam compartilhar as vivências de como cultivar uma erva aromática em casa.
Por último, nossa loja florida. “Perfumando a casa com sachê”…
Os familiares e visitantes tiveram um papel fundamental junto ao nosso projeto, pois simularam um comércio real, em que eles compravam os produtos ofertados em nossa loja: compravam um sachê perfumado e ainda contribuem com a conversação e pagamento de diferentes modos: pix, cartão débito/crédito, cédulas.
Os estudantes estavam sempre atentos tanto no início do processo e criação, quanto ao produto, com a entrega do troco ao cliente, e a cordialidade de recepcioná-los até a saída da loja.
– “Eu gostei do ervário porque a gente podia cheirar e podia fazer desenhos com as plantas que também podia fazer chá e botar na comida.” (Pedro Samuel, 8 anos e 1 mês).
– “Eu descobri que com as ervas dá para fazer remédios , chá e botar na comida.” (Gustavo, 8 anos e 4 meses).
– “Aprendi que no futuro eu posso ser vendedor de loja e ser um vendedor de sucesso.” (Bernardo Ryan, 8 anos e 2 meses).
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Jepp: Jovens Empreendedores Primeiros Passos: Descobertas Empreendedoras no Jardim Sensorial:
1o Ano [Livro do(a) aluno(a)] / Sebrae – Brasília, 2021.
Sesc. Departamento Nacional. Proposta Pedagógica: Ensino Fundamental / Sesc, Departamento Nacional. – Rio De Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2022.