Onde Há Guerra, Não Há Respeito

Conheça o projeto organizado pela Escola Sesc Zona Norte!

O que é o projeto?

O Projeto da Rede PEA UNESCO é desenvolvido na Escola SESC Zona Norte e por meio dele são promovidas diversas ações educativas com foco na cultura de paz, na cidadania global e nos direitos humanos.

O projeto foi desenvolvido, na turma do 4o ano do ensino fundamental, cujo tema foi “Onde há guerra não há respeito”.

O referido tema foi proposto mediante os questionamentos apresentados pelos alunos diante da repercussão da guerra entre Ucrânia e Rússia, conflito iniciado no ano de 2022.

Objetivos de Aprendizagem

Cultura de paz

Cidadania global

Direitos humanos

Formar gerações
conscientes

Protagonismo na
aprendizagem

Introdução

O Projeto da Rede PEA UNESCO é desenvolvido na Escola SESC Zona Norte e por meio dele são promovidas diversas ações educativas com foco na cultura de paz, na cidadania global e nos direitos humanos.

Com o objetivo de manter a cultura da paz e de formar gerações conscientes sobre o seu papel como protagonistas de uma cidadania global, foi desenvolvido, na turma do 4o ano do ensino fundamental, o projeto cujo tema foi “Onde há guerra não há respeito”.

O referido tema foi proposto mediante os questionamentos apresentados pelos alunos diante da repercussão da guerra entre Ucrânia e Rússia, conflito iniciado no ano de 2022.

Intenções Educativas do Projeto

1.Promover uma cultura de paz na escola, envolvendo a prevenção da violência, a resolução pacífica de conflitos, o respeito mútuo e a promoção dos direitos humanos;

2.Desenvolver nos estudantes uma compreensão da interdependência e interconexão global, promovendo uma visão ampla e responsável da cidadania, além de incentivar o respeito à vida e ações solidárias;

3.Estimular o pensamento crítico-reflexivo, a criatividade e a participação dos estudantes, buscando uma educação significativa.

Atividades Realizadas

Com o intuito de estimular a consciência dos alunos e ações relacionadas a valorização da vida e o respeito ao próximo, foram desenvolvidos muitos momentos de reflexão por meio de rodas de conversas e tempestades de ideias.

Foram realizadas discussões com um historiador sobre os impactos das guerras no mundo. Esse foi um momento no qual os alunos puderam compartilhar seus conhecimentos prévios e ter acesso a informações atualizadas sobre conflitos que ocorrem no mundo, além do que estava sendo transmitido nos meios de comunicação.

Nesse processo de sensibilização e conscientização, foram trabalhadas diversas linguagens artísticas, entre elas, o poema “Rosa de Hiroshima”, de Vinícius de Moraes e a música “Paz pela Paz, do cantor e compositor Nando Cordel.

Os alunos desenvolveram trabalhos que retrataram os conhecimentos que eles adquiriram sobre as guerras e seus malefícios para a humanidade. Um desses trabalhos foi a criação de uma bomba que transmitisse a ideia oposta do objetivo pelo qual ela foi feita. Nessa atividade surgiram, por exemplo, “bomba de amizade”, “sorvete” e as mais diversas ideias que surgiram da mente criativa das crianças.

Outra linguagem artística trabalhada com os alunos foi a animação intitulada “As Grandes Férias Grandes” que, em cinco episódios com a duração de 50 minutos cada, contam a história de uma família que foi passar as férias na França e são surpreendidos com o início da Segunda Guerra Mundial.

Infelizmente, as férias são adiadas e dão lugar a uma série de acontecimentos difíceis. A história toda se transforma em umas férias prolongadas, que duram 5 anos longos anos.

O roteiro é apresentado em uma perspectiva infantil sobre os acontecimentos vividos pelos personagens da história, causando um impacto relevante para a construção dos saberes sobre o tema proposto, pois, os alunos se identificaram com as crianças representadas e puderam realizar um exercício de empatia, gerando uma aprendizagem significativa.

Durante a exibição da série eram proporcionadas pausas para discutir os acontecimentos da história e os alunos ansiavam pelos episódios
seguintes.

Com a promoção de ações de paz na escola, os alunos passaram a ressignificar o conceito que eles tinham inicialmente de guerra, modificando suas relações. Tornando a convivência mais pacífica, ampliando suas redes afetivas e se relacionando de maneira harmoniosa e com respeito, tanto com os colegas de sala quanto com todos que fazem parte da comunidade escolar.

Um dos símbolos que representa os trabalhos da “Rede PEA“ nas Escolas Sesc é o quadro “Cultura de Paz”, que é um espaço destinado ao registro das ações que promovem o respeito ao próximo, a valorização da vida e consciência crítica sobre o papel de cada um na sociedade.

Após todo o percurso de aprendizagem, a turma do 4o ano saiu transformada desse projeto. Os conceitos iniciais sobre o que são as guerras foram ampliados e ressignificados. As crianças puderam desenvolver uma visão crítica e refletir sobre os acontecimentos relacionados ao objeto de estudo “Guerra” que, infelizmente, ainda se faz tão atual em nossa sociedade.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Construção e construtividade : materiais naturais e artificiais nos jogos de construção / alejandra dubovik, alejandra cippitelli ; tradução de bruna heringer de souza villar. – são paulo : phorte, 2018.

Do projetar o contexto investigativo ao maravilhar-se: quais caminhos seguir? / Ana Teresa G. A. M. Mariotti, Valéria C. B. Cantelli, Roberto Pereira, organização ; Roberta Rocha Borges, coordenação. — 1. ed. — Campinas, SP : 148 Educação, 2017

SESC. Departamento Nacional. Proposta pedagógica [da] Educação Infantil/Sesc Departamento Nacional. – Rio de Janeiro: Sesc, Departamento Nacional, 2015. 258p.

Nuvem de informação

Mais informações sobre o projeto

  • Escola: Sesc Zona Norte
  • Professoras: Aline Deborah Tinoco Silva
  • Orientadora Pedagógica: Geíse Poliana dos Santos Silva
  • Turmas: 4º ano do Ensino Fundamental - Anos iniciais
  • Período de execução: de abril a junho de 2022
Imagem de um livro
Imagem de um cara de WhatsApp

Deseja saber mais sobre algum projeto?

Fale conosco Botão Whatsapp