Conheça o projeto organizado pela Escola Sesc Ler São Paulo do Potengi!
No Projeto Criar Sesc, o brincar torna-se para nós educadores um caminho investigativo que nos guia e orienta, resultando em nossa intencionalidade educativa.
Este projeto se originou com base na observação de um momento do brincar das crianças, quando revelaram bastante interesse pelo uso de códigos, senhas, ingressos e chaves de acesso.
A proposta se desenvolveu por meio de rodas de conversas, dinâmicas, jogos e exploração de plataformas digitais sobre segurança e privacidade no uso de senhas com distribuição na comunidade.
No Projeto Criar Sesc (O Criar Sesc é um projeto educacional que funciona no contraturno escolar, voltado para o desenvolvimento integral das crianças, valorizando a infância e as suas múltiplas experiências com maneiras divertidas e criativas de aprender), o brincar torna-se para nós educadores um caminho investigativo que nos guia e orienta, resultando em nossa intencionalidade educativa.
Em face do exposto, salientamos que o referido projeto se originou com base na observação de um momento do brincar das crianças, quando
revelaram bastante interesse pelo uso de códigos, senhas, ingressos e chaves de acesso.
A proposta se desenvolveu por meio de rodas de conversas, dinâmicas, jogos, exploração de plataformas digitais, intercâmbio entre as turmas do Criar Sesc, pesquisas, oficinas de elaboração de ingressos e construção de fanzines sobre segurança e privacidade no uso de senhas com distribuição na comunidade.
Por meio de uma dinâmica as crianças foram instigadas a desvendarem um código, o qual lhes daria acesso a um ambiente onde conheceriam o motivo do projeto por meio de uma mini-história.
Foi muito significativo para as crianças se reconhecerem como os protagonistas da história:
– “Olha! Sou eu ali”. Emanuel, 7 anos.
– “Olha! Foi naquele dia brincando no parquinho”. Nícolas, 8 anos.
Em roda de conversa com as crianças problematizando o tema, elas elencaram o que sabiam, o que querem saber e como podem saber e foram lançando suas hipóteses por meio da plataforma mentimeter.
– “Tem senha na brincadeira para divertir a criança e para ter lugar para cada uma”. Thainá, 7 anos.
– “A senha é uma forma de proteger as coisas”. Dérick, 7 anos.
O propósito foi possibilitar o desenvolvimento da consciência crítica sobre o objeto de estudo.
Percebendo a necessidade de sistematizar a ideia das crianças sobre a funcionalidade do uso de senhas, códigos e ingressos, no cotidiano, foi proposto para elas um jogo por meio do qual puderam classificar diferentes situações considerando a sua possibilidade de acesso.
O momento com esse jogo se tornou dialógico, o que contribuiu para que os levantamentos de hipóteses ajudassem o desenvolvimento do jogo com a aprendizagem em pares.
-“Circo? já sei é ingresso. Eu já fui”. Bisneto, 8 anos.
As crianças ao expor o que gostariam saber com este projeto demonstraram interesse em elaborar algum tipo de passaporte. Assim, produziram um ingresso de cinema.
Realizaram pesquisas de diferentes designers de ingresso, imagens do filme e por fim consolidaram a elaboração por meio da plataforma Canva tendo a professora como operadora.
– “Usar a imagem oficial da capa do filme fica sem graça. Melhor outra, o ingresso é nosso”. Davi, 8 anos.
Com base na ideia revelada pelas crianças de que “senha serve para proteger as coisas” foi proposta uma apreciação de vídeo sobre segurança e privacidade no uso de senhas, e um quiz seguido de roda de conversa.
Foi possível perceber que as crianças compreendem a importância de um adulto responsável para apoiá-los no uso de senhas virtuais e que mantê-las em confidência é importante para a segurança.
Com base nas ideias construídas acerca da segurança e privacidade no uso de senhas, as crianças produziram frases e ilustrações como dicas para outras crianças, o que resultou em um fanzine.
Concluímos esse trabalho com a distribuição dos fanzines na comunidade, com o intuito de compartilhar as ideias construídas pelas crianças e sensibilizar quanto a importância da segurança e privacidade no uso de senhas.
HERNANDEZ, Fernando. Pasion em el processo de conocer. Cuadernos de Pedagogia, Barcelona, n.332, p. 46-51, feb. 2004.
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EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.