Notícia publicada em 18/09/2025
Evento que aconteceu no Rio Grande do Sul contou com participação de potiguar em painel de discussão
Jovens potiguares inscritas no Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes (LabMais) participaram e se destacaram no Festival Nacional LabMais, ocorrido no início do mês no Sesc Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Com o tema “Entre corres e conexões: o que sustenta as juventudes?”, o festival reuniu mais de 300 pessoas de todo o Brasil, entre elas os representantes enviados pelo Sesc RN: Tainah Mendonça, Marisis Demeter e o coordenador estadual do projeto, Francisco Gaudêncio.
Um dos destaques da participação potiguar no festival foi o lançamento do curta-metragem “Todos os lados da Discol”, produzido durante a oficina “Cinema de Dois: uma introdução ao audiovisual”, dentro do projeto LabMais do Sesc RN. A turma foi mediada por Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna e aconteceu em abril de 2025, com a participação ativa de 25 jovens entre 15 e 28 anos.
O festival nacional LabMais contou com uma programação voltada para a valorização da produção cultural e o estímulo ao protagonismo jovem na economia criativa. Ocorreram oficinas, mostras, apresentações artísticas e painéis de discussão – dentre os quais houve participação potiguar.
Tainah Mendonça, de 24 anos, participou de todas as turmas do LabMais promovido pelo Sesc RN em 2025 e se destacou entre os demais inscritos. No encontro nacional participou do painel “Vozes das Margens: comunicação, redes e pertencimento”, destacando a importância de fortalecer a identidade cultural da juventude. “Foi uma experiência transformadora. Além de me conectar com pessoas de diferentes estados e culturas, tive a oportunidade de representar o meu estado e nossa cultura, falar sobre comunicação, que é a minha área, e ampliar meus horizontes”, afirmou a jovem.
E sobre a participação nas oficinas no Sesc RN, ela disse que foi igualmente enriquecedora para sua carreira: “Essa vivência também abriu caminhos para expandir minha atuação profissional aqui em Natal, no meu estado. Muitas oportunidades só surgiram por causa do LabMais e isso fez toda a diferença”, explicou.
Está previsto para o final de 2025 um festival com a apresentação dos resultados de todas as oficinas do projeto em Natal, que estão inclusos ainda uma exposição fotográfica e uma intervenção de lambe-lambe.
O filme “Todos os lados da Discol”
O curta-metragem documental fala sobre a Discol, tradicional loja de discos de vinil do bairro Cidade Alta em Natal, que completa 50 anos de história, resistência e pertencimento. A produção teve início em abril de 2025 como tema da oficina “Cinema de Dois: uma introdução ao audiovisual”, mediada por Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna, dentro do projeto LabMais do Sesc RN.