Quando utilizar a ouvidoria?
Você pode acionar a Ouvidoria após ter sido atendido em qualquer uma das unidades do Sesc, Senac ou da Fecomércio ou demais canais de atendimento disponíveis, caso queira se manifestar a respeito do atendimento prestado.
Rio Grande do Norte
Uma organização criada para servir e beneficiar a população
O Sesc, Serviço Social do Comércio, foi criado em 1946 por empresários para melhorar as condições de vida dos funcionários e suas famílias.
Com o tempo, expandiu para toda a população e se adaptou às necessidades locais. Além das unidades fixas, oferece serviços móveis de saúde, cultura e lazer.
O objetivo é formar cidadãos integrados e plenos através de projetos educacionais, de saúde, culturais, de lazer e assistência social, que refletem a diversidade do país.
Promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática.
Até 2026 queremos aumentar o reconhecimento do Sesc como instituição promotor do bem-estar social e da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
Cuidamos para vivenciar e oferecer um ambiente humanizado e acolhedor, estabelecendo relações que colaborem tanto para o sentimento de pertencimento quanto para a satisfação dos clientes e dos demais públicos de interesse.
Atuamos de forma ética, em conformidade com as normas e legislações pertinentes, assegurando a devida utilização dos recursos, a confiabilidade e a visibilidade das comunicações, zelando pela transparência, confiança e fortalecimento das relações institucionais.
Promovemos a diversidade sociocultural, valorizando as práticas sociais, combatendo qualquer forma de discriminação e viabilizando o amplo acesso e a permanência dos diversos públicos em ambientes, programações, serviços e experiências inclusivas.
Temos o compromisso com a melhoria contínua e com a eficiência e a eficácia do nosso fazer para fortalecer a referência do Sesc como instituição promotora de experiências excelentes para todos os públicos e em todas as regiões do país.
Incorporamos práticas de sustentabilidade de forma transversal e integrada, cooperando para agendas interinstitucionais e contribuindo para objetivos comuns a toda sociedade.
Buscamos novas e melhores maneiras de realizar as atividades, conectando ideias e iniciativas com tendências, tecnologias e técnicas que propiciem o aperfeiçoamento e/ou mudanças estruturais no fazer institucional, bem como no atendimento das demandas sociais.
Disponibilizamos este canal como uma forma direta de comunicação entre o público e o Sesc RN. Por meio dele, é possível enviar sugestões, elogios, reclamações, denúncias ou solicitações, que serão encaminhadas para as áreas responsáveis.
Durante todo o processo, manteremos todos informados sobre o andamento da sua manifestação. Além disso, lembramos que, caso solicitado pelo usuário, garantimos total sigilo. Nosso compromisso é tratar sua mensagem de forma independente, imparcial e ética.
Endereço:
Av. Marechal Floriano Peixoto, 295, Petrópolis - Natal/CEP 59020-500
Telefone:
(84) 3213 7393
E-mail:
ouvidoria@fecomerciorn.com.br
A Ouvidoria atua em três momentos. Primeiramente, recebe, analisa e encaminha as manifestações dos clientes aos setores responsáveis pelo assunto apresentado. Em seguida, acompanha as providências adotadas, cobra soluções e mantém os clientes informados sobre o resultado ou a conclusão de suas manifestações. Por fim, a Ouvidoria elabora relatórios sobre atendimentos, resultados e avaliações dos clientes, de modo a subsidiar os gestores na tomada de decisões.
Há diferentes tipos de manifestação. Veja qual deles é mais adequado à sua necessidade:
Denúncia: manifestação que contenha fatos ou acusações contra ato, pessoa ou órgão que descumpra ou não respeite norma jurídica ou procedimento legal que deveria seguir ou que cause prejuízo/dano ao patrimônio do Senac. Para que uma denúncia seja aceita, ela deve ser acompanhada das seguintes informações: identificação da pessoa denunciada (indicação de CNPJ ou CPF, se possível); nome do órgão no qual ocorreu a irregularidade e descrição da irregularidade com fundamentação mínima capaz de permitir a apuração. A denúncia anônima será aceita e processada, porém não se constituirá prova ou indício isolado, sendo necessária investigação. A Ouvidoria assegura a proteção da identidade e dos elementos que permitam a identificação do denunciante, nos termos da lei nº 12 .527/2011 -LAI.
Reclamação: manifestação que apresente queixa, desagrado ou protesto a respeito de qualquer serviço prestado, ação ou omissão do Senac ou Sesc e/ou de seus empregados.
Elogio: demonstração de satisfação ou agradecimento pelo serviço prestado pelo Senac.
Solicitação: manifestação que, embora possa indicar insatisfação quanto a atendimento realizado, contenha pedido de atendimento ou acesso a ações promovidas pelo Senac.
Sugestão: mensagem que apresente propostas de ações voltadas para a melhoria dos serviços prestados pelo Senac.