Notícia publicada em 25/07/2025
Equipamento se tornou uma atração da feira de educação, com visitação gratuita dos participantes até dia 26 de julho, no Centro de Convenções
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio RN, apresentou a sua mais nova unidade móvel, o Oceanário Sesc, nesta quinta-feira, 24, como uma das atrações da Expoeduc, o maior congresso de educação do Norte-Nordeste. O equipamento permanece com visitação gratuita para os participantes da feira de educação até o dia 26, no Centro de Convenções de Natal.
A solenidade de lançamento contou com a presença de convidados, imprensa, visitante e autoridades, como o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes e o membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Natal, o vereador Pedro Henrique, além de representantes do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac RN.
O diretor regional do Sesc, Gedson Nunes falou sobre a nova unidade móvel, que faz parte do projeto Sesc Ciência. “O Oceanário é um equipamento que trabalha a cultura oceânica e a Amazônia Azul. As crianças quando são educadas desde sua infância, elas se tornam futuros adultos muito mais conscientes do desenvolvimento sustentável e da preservação dos mares e dos rios”, disse.
Logo após o descerramento da fita inaugural, o primeiro grupo de 30 pessoas adentrou o Oceanário para vivenciar a experiência e conhecer o espaço. Com uma estrutura inflável em formato de cúpula e projeções em 360°, é necessário limitar a entrada do público participante a cada sessão.
Cada grupo de visitantes passará por três momentos: uma sessão de cinema dentro do Oceanário, com mediação de um professor de biologia; uma exposição interativa sobre fauna, flora e preservação ambiental; e uma oficina prática, com foco na fixação dos temas abordados. A visitação tem duração total de 1 hora.
A Unidade Móvel Sesc Oceanário simula uma experiência inovadora direcionada a estudantes e educadores, abordando desde a biodiversidade marinha até o papel do Brasil na preservação de seus recursos oceânicos e costeiros. Há um foco especial na Amazônia Azul, uma área marítima estratégica, rica em biodiversidade e vital para o desenvolvimento sustentável do país.
O objetivo do equipamento é democratizar o acesso ao conhecimento sobre a biologia marinha, o meio ambiente e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU números 4 e 14, que correspondem, respectivamente, à Educação de Qualidade e à Vida na Água.
A partir de agora, o Oceanário seguirá um roteiro de ações nas Escolas Sesc e, a partir de agosto, estará disponível para instalação em unidades educacionais públicas ou privadas, e em eventos educativos, mediante agendamento prévio.
Como agendar
Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (84) 3133-0360 ou pelo e-mail [email protected] para solicitar a proposta comercial de acordo com a necessidade, e ter acesso às datas disponíveis para a visita e valores, que serão negociados diretamente entre o Sesc RN e o evento ou escola.
A unidade exige estrutura mínima no local da visita: espaço coberto com altura de 4 metros e diâmetro de 8 metros, além de ponto de eletricidade. As instituições que receberem o projeto deverão seguir orientações específicas para apoiar a montagem da estrutura e o controle dos grupos participantes.
Serviço:
O que: Primeiro Oceanário móvel do estado é lançado pelo Sesc RN durante Expoeduc
Quando: De 24 a 26 de julho de 2025
Onde: Centro de Convenções de Natal
Agendamentos para receber o Oceanário:
- Contato pelo e-mail [email protected] ou
- Telefone (84) 3133-0360 (whatsapp)
Público:
- Escolas públicas e privadas
- Eventos educacionais
Valores: Propostas comerciais de acordo com a necessidade do interessado
Estrutura mínima necessária:
- Espaço coberto com 4 metros de altura e 8 metros de diâmetro
- Ponto de eletricidade