Notícia publicada em 06/08/2025
RBBA reúne atualmente 194 bancos de alimentos em todo o país e a partir de agora recebe o reforço do Sesc RN
O projeto Sesc Mesa Brasil do Rio Grande do Norte recebeu o selo de membro ativo da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA), se tornando a única entidade do estado a aderir a iniciativa do Governo Federal. A certificação reconhece o compromisso e a atuação efetiva do programa no combate à fome e ao desperdício de alimentos e é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A RBBA reúne atualmente 194 bancos de alimentos em todo o país. Em 2023, esses bancos arrecadaram mais de 72,9 mil toneladas de alimentos, contribuindo de forma significativa para a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa foi regulamentada em 2017 e após a publicação do Decreto nº 12.512, de 12 de junho de 2025, foi incluído entre seus objetivos: integrar, fortalecer e dar visibilidade nacional às ações de combate ao desperdício e à insegurança alimentar no Brasil.
A concessão do selo RBBA reforça a credibilidade institucional do Sesc, destacando seu compromisso com uma causa de relevância nacional através do Projeto Sesc Mesa Brasil. O selo reconhece a atuação contínua do programa na redução de perdas e desperdícios de alimentos, na promoção do direito humano à alimentação adequada e no fortalecimento da solidariedade em todo o país.
Além de atestar a seriedade da iniciativa, o selo também contribui para a captação de novas parcerias e apoios, fortalece a imagem institucional e reafirma o pertencimento a uma rede comprometida com resultados concretos e impacto social.
Com o reconhecimento da RBBA, o Mesa Brasil reforça seu papel como agente transformador, unindo forças no enfrentamento à fome e à má distribuição de alimentos no Brasil.
Sesc Mesa Brasil
Presente no Rio Grande do Norte desde setembro de 2003, o projeto integra uma rede de solidariedade que realiza ações de segurança alimentar e nutricional. Por meio da colheita urbana, o programa coleta doações de alimentos excedentes ou fora do padrão comercial em empresas parceiras e redistribui para instituições sociais cadastradas. A atuação também é complementada com atividades educativas voltadas ao consumo consciente e ao exercício da cidadania.
Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA):
- 2017: A RBBA foi criada pela Portaria nº 17, de 14 de abril
- 2019: Sesc Mesa Brasil passa a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos
- 2025: RBBA é reinstituída pelo Decreto nº 12.512, de 12 de junho
- 2025: Mesa Brasil conquista Selo de Adesão da RBBA