Notícia publicada em 07/08/2024
Serviço oferecido pelo Sesc RN uniu teoria e prática para mostrar boas práticas na Odontologia
O Serviço Social do Comércio (Sesc RN) participou da terceira edição do Fórum de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte, durante os dias 5, 6 e 7 de agosto, no Centro de Convenções de Natal. Sob o tema “Ações Sistêmicas e Integradas para o Controle do Risco Sanitário do RN”, o Sesc participou com destaque, oferecendo palestra e visita técnica na unidade móvel OdontoSesc.
A presença do Sesc RN no evento serviu para apresentar as medidas de vigilância sanitária em saúde bucal, tanto na teoria quanto na prática, com a presença da unidade móvel OdontoSesc no estacionamento do Centro de Convenções. Os serviços odontológicos do Sesc RN seguem medidas de biossegurança muito antes de o Governo Federal regulamentar as diretrizes e o governo do Rio Grande do Norte seguir a tendência, publicando portaria, apenas no ano passado.
Na manhã do dia 7 de agosto, o Fórum contou com a palestra “Experiências de boas práticas em Odontologia”, ministrada por Maria Aparecida Andrade, gerente do Sesc Odontologia. “Nós compartilhamos os nossos processos, protocolos, planos de ação e análises gráficas, servindo mais uma vez como ação modelar. Então ter esse convite de participar do Fórum é a chancela de que o nosso serviço é seguro na questão da biossegurança, do respeito ao paciente, do respeito às normas impostas pela Anvisa. Isso nos orgulha e nos enche de certeza de que estamos no caminho certo”, afirma a gerente do Sesc Odontologia, Maria Aparecida Andrade.
Ao longo dos três dias de evento, grupos de profissionais da Vigilância Sanitária tiveram a oportunidade de conferir as instalações da unidade móvel OdontoSesc por meio de uma visita guiada.
“Eles estão tendo a vivência de ter uma consulta guiada com pessoas que já são dentistas da Vigilância Sanitária, para saber o que eles devem encontrar em um consultório odontológico para dar o alvará de funcionamento. A carreta está sendo como um modelo para o consultório ideal, para eles verem o que é o ‘perfeito’ e que eles precisam procurar durante suas vigilâncias em outros consultórios, saber como os materiais devem estar organizados, as formas de descarte, a limpeza de superfície, entre outros”, explica uma das dentistas do OdontoSesc, Emmily Cruz.
O Fórum de Vigilância Sanitária ainda contou com um estande do Sesc RN, com o serviço da massoterapia gratuita para os visitantes, além de banca informativa sobre os benefícios da credencial do Sesc. O evento foi organizado pela Subcoordenadoria da Vigilância Sanitária (Suvisa) do governo do estado.
O responsável pelo evento, o subcoordenador da Suvisa, Thiago Raulino, destacou a importância da presença do Sesc RN para o Fórum: “Essa parceria com o Sesc foi importante porque o Sesc faz até além do que a legislação pede. A gente destaca um fato importante da carreta, que é o controle da qualidade do ar que existe dentro da carreta, para a renovação e purificação do ar, que hoje a maioria dos consultórios não têm esse cuidado. Sem falar na parte do processamento, o revestimento interno da clínica, que é todo impermeável, lavável, até as luminárias são passíveis de higienização. [Além de] o serviço de radiologia, que tem toda aquela proteção radiológica, com as paredes baritadas”, explica.
Para o subcoordenador de Vigilância Sanitária do estado, a parceria com o Sesc RN foi muito importante para garantir a capacitação do público do evento. “É uma grande contribuição, porque a gente está permitindo que os fiscais conheçam um serviço de Odontologia que tem excelência e, assim, quando eles forem para o campo fiscalizar consultórios, eles conseguirão verificar o que é importante que o serviço tenha”, afirma.