A saúde e segurança do trabalho visa proteger os trabalhadores de riscos, garantindo condições seguras e promovendo o bem-estar no ambiente de trabalho.
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A saúde e segurança do trabalho visa proteger os trabalhadores de acidentes e doenças, garantindo condições seguras no ambiente de trabalho. Isso inclui o uso de equipamentos de proteção, treinamentos e normas para prevenir riscos e promover o bem-estar dos colaboradores.
Contrato de Adesão de Saúde e Segurança do TrabalhoNós realizamos diversas atividades para garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho. Entre elas, destacam-se:
Identificação, avaliação e controle dos riscos no ambiente de trabalho para propor medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Monitoramento da saúde dos trabalhadores, com exames e acompanhamento médico para a prevenção precoce de doenças ocupacionais.
(Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho)
Saiba maisAnálise das condições de trabalho que possam gerar risco à saúde, especialmente em ambientes insalubres.
Inspeções e medições para identificar e controlar riscos ambientais no local de trabalho.
Documento que comprova a aptidão do trabalhador para suas funções. Obrigatório para admissão e demissão dos funcionários.
Capacitação contínua para os colaboradores, com temas relacionados à saúde e segurança, que devem ser consultadas conforme a necessidade.
A Saúde e Segurança no Trabalho é a especialidade médica que atua na relação entre trabalhadores e seu trabalho, no intuito de prevenir acidentes e doenças do trabalho associados a promoção da saúde e da qualidade de vida.
É o especialista em Saúde e Segurança no Trabalho responsável pela gestão da saúde do trabalhador nas empresas com a elaboração e coordenaão do PCMSO, realização dos exames médicos ocupacionais para emissão do ASO, orientação do empregador e do empregado em relação à assistência médica, visando melhor atendimento à população sob seus cuidados, e auxiliar o empregador nas ações de saúde.
Toda empresa que contrata funcionários de acordo com as regulamentações da CLT deve ter PCMSO para o cumprimento da Norma Regulamentadora 07 (Lei 6.514).
A NR-07 é uma norma regulamentadora, dentre várias outras existentes, a qual determina que todas as empresas estão obrigadas a ter o PCMSO com aplicação das suas ações de saúde e a realizar exames clínicos em seus colaboradores e, dependendo da exposição a riscos, também precisam realizar exames complementares.
É o Atestado de Saúde Ocupacional, que é um documento emitido pelo médico do trabalho para o candidato a vaga de trabalho disponível e cada colaborador já contratado pela empresa. Os tipos de exame médico ocupacional para emissão do ASO são: admissional, demissional, periódico, mudança de função e retorno ao trabalho.